quinta-feira, junho 04, 2015

Descomunização da Ucrânia em curso

Segundo a Lei “Sobre a condenação dos regimes totalitários comunista e nacional-socialista (nazi) na Ucrânia e a proibição de promoção dos seus símbolos”, que já entrou em vigor, as comunidades locias têm até o dia 21 de novembro de 2015 para escolher os novos nomes ou optar pelos nomes históricos de, pelo menos, 22 cidades e 44 vilas do país, recorda o Instituto da Memória Nacional da Ucrânia.

Por sua vez, só na região de Luhansk, serão descomunizadas as 19 localidades, segundo o general Gennadiy Moskal, o chefe da administração civil e militar daquela região, infomou o serviço de imprensa da sua administração.
Os historiadores ucranianos profissionais, reunidos numa comissão de peritagem, fizeram em maio corrente um levantamento dos nomes das localidades abrangidas pela nova lei e apresentaram a sua proposta ao Parlamento ucraniano.   

“Segundo o projeto-lei, no território da região de Luhansk sob controlo da Ucrânia devem ser rebatizados 19 localidades, que ostentam os nomes dos ativistas do regime comunista soviético. Na sua maioria, propõe-se devolver às localidades os seus nomes históricos”, – explica o texto do serviço de imprensa.
No último dia 21 de maio, na Ucrânia entraram em vigor os seguintes leis de descomunização: “Sobre a condenação dos regimes totalitários comunista e nacional-socialista (nazi) na Ucrânia e a proibição de promoção dos seus simbolos”, “Sobre o acesso aos arquivos dos órgãos da repressão do regime totalitário comunista de 1917 – 1991”, “Sobre a homenagem da vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial de 1939 – 1945” e “Sobre o estatuto jurídico e a memória dos combatentes pela independência ucraniana no século XX”.
A nova lei prevê a mudança dos nomes das localidades que possuem os simbolos do regime totalitário comunista, a desmontagem e a remoção dos monumentos e placas comemorativas dedicadas aos eventos específicos ou às pessoas ligadas à organização do Holodomor e repressões políticas, às pessoas que ocupavam os cargos seniores no partido comunista, no governo, nos órgãos de gestão da URSS e nas suas repressivas forças de segurança.
Bónus

A canção ainda soviética “Papoilas, papoilas, papoilas vermelhas” (canta o cantor russo Yuri Antonov), sobre a papoila vermelha, o símbolo que neste momento foi adotado na Ucrânia para recordar a II G.M. Dado que este tipo de símbolos não possui a ligação à ideologia comunista (ou nazi),  eles não são, e não serão, proibidos pela nova lei.
https://www.youtube.com/watch?v=_4nFYbZAr9s

Sem comentários: