terça-feira, dezembro 09, 2014

São Nicolau vs Died Moroz

A Oficina de Chocolate de Lviv preparou a infografia que mostra as diferenças entre o São Nicolau e Died Moroz, as diferenças, em primeiro lugar, dizem respeito à Ucrânia, onde o regime soviético proibia todos os santos por mais de 70 anos.  

O dia de São Nicolau é celebrado em 19 de dezembro, para recordar a data, a Oficina de Chocolate de Lviv, preparou a ingografia que mostra as diferenças entre as duas personagens.

O São Nicolau visita os meninos no dia 19 de dezembro e Died Moroz (Avô Frio) em 1 de janeiro. São Nicolau é um santo e era uma pessoa real, Died Moroz é criatura pagã, adotada ao Ano Novo pelo regime soviético. São Nicolau veste felônio e usa a coroa, Died Moroz veste o casacão vermelho ou azul. Santo, venerado pelos ucranianos, coloca as prendas debaixo da almofada, Moroz os enfia debaixo da árvore de Natal. São Nicolau, na companhia do anjo, visita os ucranianos desde o século IX, Moroz com a neta Sniegurotchka apenas desde 1936. E mais importante, São Nicolau é tradicional para Ucrânia e Moroz para a Rússia, informa TSN.ua

Neste ano, em Lviv será aberta a residência do São Nicolau, situada num dos parques históricos da cidade. No local, os miúdos e graúdos poderão conhecer o São Nicolau em carne e osso e lhe encomendar a prenda sonhada, recorda TSN.ua


Lenine e Ucrânia

Na cidade de Cheboksary, capital da República de Chuváshia, o monumento local do Lenine ganhou uma bandeira ucraniana, desenhada pelos ativistas desconhecidos.

Os comunistas locais ficaram bastante excitados perturbados, exigindo a tomada de “medidas urgentes” para determinar os autores do feitio e os “perseguir criminalmente”.

É de recordar que em agosto deste ano, em Moscovo, a estrela num dos arranha-céus foi pintada às cores da bandeira ucraniana. A polícia moscovita deteve quatro ativistas russos que foram sentenciados à dois meses da prisão domiciliar. Embora mais tarde soube-se que a pintura foi efetuada pelo roofer ucraniano Mustang Wanted (Slava Ukrayini), escreve News.liga.net.

Sem comentários: