terça-feira, agosto 19, 2014

Coreia do Norte: “Fuga do Campo 14”

O livro “Fuga do Campo 14” é uma história verídica da vida do ativista norte-coreano de direitos humanos  Shin Dong-hyuk (19.11.1982), a única pessoa conhecida que nasceu dentro de um campo de concentração norte-coreano e escapou de lá com a vida.

Na obra, o autor segue a vida do Shin Dong-hyuk nasceu e cresceu no campo de concentração de Kaechon (conhecido como “Campo 14”), um dos imensos campos de concentração destinados a presos políticos da Coreia do Norte. Seus residentes estão condenados a trabalhar até 15 horas por dia, sofrendo fome e frio, sujeitos a uma rotina de violências sumárias – aos 13 anos, Shin assistiu à execução da mãe e do irmão mais velho por tentarem escapar. De lá, ninguém foge. Existe apenas uma excepção. Determinado a descobrir como é a vida do outro lado da cerca eletrificada, Shin supera todo tipo de dificuldade e consegue deixar a Coreia do Norte. Mas as marcas do passado ainda estão em seu corpo e assombram sua mente, pois durante muitos anos ele guardou um terrível segredo: foi ele que denunciou a sua própria família. Em “Fuga do Campo 14”, o autor lança luz sobre uma realidade sinistra, que até então permanecia oculta e impenetrável ao olhar do Ocidente. Com sensibilidade, ele acompanha a impressionante jornada de Shin rumo à liberdade.
O livro pode ser comprado no Brasil na Saraiva ao preço de R$ 17,91; e é o novo trabalho do respeitável autor e jornalista americano Blaine Harden.

Ver a apresentação do livro no YouTube:
www.youtube.com/watch?v=0kPR6xGKoyw

Bónus

Acordo sobre os «comboios humanitários russos»? Os 285 camiões – alguns estranhamente quase vazios – serão divididos em grupos de 30, e deixados nas mãos do Cruz Vermelha Internacional. Entretanto, a Ucrânia prossegue a sua própria distribuição de alimentos, com 100 camiões fretados em Lviv, Kharkiv e Odessa (FONTE).

Sem comentários: