sábado, junho 23, 2012

A xenofobia anti – ucraniana dos apresentadores polacos


Os apresentadores polacos Kuba Wojewódzki e Michał Figurski irão responder em juízo pelas “piadas” xenófobas sobre as mulheres ucranianas, preferidas por eles em direto na rádio Eska Rock (radio@eskarock.pl, escreva lhes o que pensas!)

Como informa a agência noticiosa ucraniana UNIAN, várias ONG ucranianas e polacas, entregaram à PGR da Polônia os materiais para a abertura de um processo criminal contra os jornalistas, que violaram a legislação que proíbe as declarações xenófobas e prevê uma pena de até 3 anos de cadeia para os prevaricadores.

Adam Sauer, o representante da fundação polaco – ucraniana PAUCI que juntamente com a União dos Ucranianos da Polônia iniciou a apresentação da queixa na Procuradoria, informou que o caso é apoiado pelas diversas organizações e cidadãos privados, polacos e ucranianos.

Os autores da queixa dizem que os termos usados pelos jornalistas no programa “Wojewodzki Figurski Poranny WF” no dia 12 de junho após o jogo de futebol entre as seleções da Ucrânia e Suécia, “não apenas passaram a linha do bom senso, cultura pessoal e o formato satírico”, mas também devem ser investigados pelo poder judicial da Polônia.

Eis o que disseram os apresentadores:

“Wojewódzki: Mas sabes o que eu fiz ontem após o jogo com Ucrânia?
Figurski: O que?
Wojewódzki: eu mandei embora a minha [empregada] ucraniana (risos).
Figurski (risos): Mas que boa ideia (risos). Não me passou isso pela cabeça. Sabes o que? Eu com a raiva não lhe pagarei hoje.
Wojewódzki: Sabes o que, mas eu, vou levar a minha de volta, arranco o seu dinheiro e novamente mando embora (risos).
Figurski: Digo te, se a minha seria um pouco mais bonita, eu ainda a violaria.
Wojewódzki: Êh, eu não sei como é a minha, ela está toda a hora de joelhos (risos)”.

Não é a primeira vez que os dois apresentadores usam as piadas racistas ou xenófobas, em 2011 eles publicamente gozaram de maneira racista e obscena o porta-voz da Inspeção das Estradas da Polônia, o inspetor Alvin Gajadhur, filho do pai indiano à quem apresentadores chamavam de “negro”. Em resultado, a sua rádio foi multada em 50.000 zloty e Figurski se arrisca à uma pena de até 3 anos de prisão.

Nota: Na Polônia vivem e trabalham legalmente cerca de 30.000 ucranianos; em 2011 outros 240.000 ucranianos trabalharam na Polônia temporariamente; os ucranianos também são a quarta Diáspora mais importante do país, perfazendo cerca de 50.000 pessoas.  

Sem comentários: