sexta-feira, abril 25, 2008

El Chango Spasiuk

Horacio “Chango” Spasiuk, nascido aos 23 de Setembro de 1968 em Apóstoles, província de Misiones, é um aclamado músico ucraniano – argentino, especialista em World Music (folclore) e acordeão.

El Chango, como é conhecido, é fortemente influenciado pela musica polka, assim como a música tradicional ucraniana da sua região. Obtendo o seu primeiro acordeão aos 12, Horacio Spasiuk tocava nas festa, casamentos e outros eventos, inserido no conjunto «Ritmos ukranios», juntamente com o seu pai Lucas (violino), tio Honorio (bateria), tio Dmytro (Demetrio) no acordeão, tio Marcos (cantor), entre outros.

Descoberto pelo pessoal caça – talentos do programa popular de televisão “Expresión Regional Chamamecera”, Spasiuk começou tocar nos festivais provinciais, como: Festival del Docente en Campo Grande, Festival del Tarefero en Concepción de la Sierra, Festival del Durazno en Cerro Azul e Festival de la Madera en San Vicente.
Depois da concluir a escola secundária, ele muda-se para Posadas, a capital da província de Misiones, para estudar antropologia, curso que não concluiu. Mais tarde ele conheceu o pianista Norberto Ramos, que convidou Spasiuk viver em Buenos Aires. Na capital da Argentina, Horacio Spasiuk tocava nos pequenos palcos, e em alguns festivais, ele chegou a receber o convite para tocar no festival Eurolatina nos Países Baixos.

Em 1989 El Chango é convidado para tocar no Cosquín, um dos mais importantes festivais folclóricos da Argentina, onde recebeu o “Prémio de Consagração”. Depois do Cosquín, Spasiuk grava o seu primeiro álbum, chamado “Chango Spasiuk”.

Em 27 de Janeiro de 1989 acontece a sua estreia no palco “Próspero Molina” no Festival de Cosquín na província de Córdoba.
Em 1997 ele participa em Festival Internacional de Jazz de Montreal em Canada, contracenando com os músicos como Pat Metheny ou John McLaughlin.
No dia 6 de Março de 1998, ele sofre um acidente de viação, na qual morre o guitarrista Gabriel Villalba e um dos seus assistentes.

No ano 2000, seu disco “Polcas de mi tierra” é galardoando com o prémio Carlos Gardel. Parte do material era gravado ao vivo nas festas e casamentos da sua província natal – Missiones.

Em 2007, Spasiuk participou na gravação do programa “Pequeños Universos” do canal por cabo Encuentro, do Ministério de Educação argentino. O programa se centra em a busca, compreensão e difusão da música dos diferentes tipos na Argentina.

Prémios
2006 Melhor Artista do Folclore, Prémio “Carlos Gardel” (Argentina)
2006 Tarefero de mis Pagos, Melhor Álbum do Folclore no 7º Festival Latin Grammy Awards
2005 prémio Konex Award do melhor cantor do folclore masculino da década
2005 vencedor do BBC World Music Awards, na categoria de “Revelação”

Discografia
Chango Spasiuk (1989)
Contrastes (1990)
Bailemos y... (1992)
La ponzoña (1996)
Polcas de mi tierra (1999)
Chamamé crudo (2001)
The Charm of chamamé (2003, recompilação, Alemanha)
Tarefero de mis Pagos (2004)

Links úteis
Sítio oficial
Biografia (Espanhol)
Entrevista à revista La Nación (Espanhol)
Charme do estilo Chamamé

Foto:

Sem comentários: