sábado, outubro 02, 2021

Minha visita acidental à capital das festas durante a pandemia

A capital ucraniana Kyiv deveria ser uma escala rápida para a o escritora sul-africana Rosa Lyster. Mas a riquíssima vida underground noturna desta “nova Berlim” acabou sendo exatamente o que ela precisava. 

Meu guia de iniciante para Kyiv: há um pátio na cidade velha com um amado velho corvo que vive nele. Endereço: rua Reyterska, uma área de três quarteirões cheios de restaurantes e bares. Nome do corvo: Krum. Idade: pelo menos 25 anos, que é aparentemente muito para um corvo, embora sua idade não seja sua característica definidora. Definindo a característica: ele é visitado diariamente por um fluxo constante de pessoas que entendem intuitivamente que há algo especial sobre o fato desse pássaro neste lugar, de crianças pequenas até as crianças chiques de 22 anos e as senhoras mais velhas que adotam uma determinada postura ao ficar na luz do sol na frente de uma grande gaiola metálica, o suficiente para acomodar a pantera – uma mão na sua carteira, uma mão no quadril, cabeça inclinada interrogativamente enquanto se olha para as sombras em um esforço para fazer contato visual significativo com este grande pássaro idoso. Explicação quanto ao significado desta cena inteira: indisponível. 

A existência do corvo e seus fãs foi uma das únicas coisas que eu conhecia sobre Kyiv antes de chegar em meados de junho. Eu estava viajando por razões essencialmente burocráticas. Eu morava na Cidade do Cabo, na África do Sul, e tinha vendido um livro que me garantiria a possibilidade segura de um ano de viagens internacionais mais ou menos incessantes, assim como as portas para o resto do mundo começaram a se fechar. As regras continuavam mudando e a lista de países que aceitariam alguém que viaja diretamente da África do Sul continuou ficando mais curta. A Ucrânia foi um dos poucos lugares que eu poderia entrar antes de viajar para os lugares que precisava para ir. Eu perguntei a um amigo que conhecia bem a cidade para conselhos sobre como me ocupar pelas duas semanas que eu precisaria ficar lá antes de seguir em frente, e o corvo era uma das duas dicas que entregou sem elaboração. (O outro era que eu deveria verificar um famoso ginásio ao ar livre, construído a partir de sucata nas margens de uma das ilhas do rio Dnipro, que bisetifica a cidade.) Eu fui lisonjeado pela suposição de que era o tipo de pessoa que instintivamente agarrou por que era divertido ou importante olhar para um corvo, mas eu realmente não vi o apelo. Na medida em que eu poderia me despertar para imaginar Kyiv, imaginei isso tão duro e cinzento, com ruas quadriculares forradas com edifícios que não me admitiriam, mesmo quando me inclinei debilmente na campainha. As portas de metrô/o deslizavam na minha face. O sol saísse apenas para olhar timidamente para baixo em uma praça central anônima cruzada por idosos cujos ombros curvados anunciaram a dificuldade de suas vidas. O horizonte seria dominado por edifícios de apartamentos soviéticos padronizados, e eu não seria capaz de fazer isso legal em fotografias. Os cafés fechariam em horas que não entendia, levando-me a comer constantemente em um McDonald's debaixo de uma ponte... 

Ler mais (link só para os assinantes): https://www.nytimes.com/2021/09/21/magazine/kyiv-partes-coronavirus.html ou teste a sua proficiência em ucraniano.

Sem comentários: