quinta-feira, dezembro 10, 2020

O comunista canadense que se tornou dissidente ucraniano

O comunista canadense de origem ucraniana, Ivan Kolyaska (John Kolasky), veio à União Soviética estudar o “comunismo científico”. Chegou à ser preso e deportado, se transformando no crítico da União Soviética e da distopia comunista. 

Ivan Kolyaska nasceu em 1915 no Canadá, filho dos pais ucranianos. Tornando-se órfão do pai e passando as necessidades no decorrer da grande depressão, aderiu à ideologia comunista, foi um membro e ativista do PC do Canadá entre 1932 à 1968. Em 1963-64 estudou em Kyiv na Escola Superior do Partido, uma espécie de academia ideológica do PC soviético. 

Na Ucrânia soviética ele vê uma imagem completamente diferente daquela que foi lhe apresentada no Canadá pela propaganda soviética. A principal coisa que o impressionou negativamente foi a política estatal da russificação total, qual, Moscovo, à todo custo escondia dos olhos do exterior. Ele está começando a reunir evidências da política planeada do Kremlin de destruição da língua e da cultura ucraniana. Acabou por ser preso e depois deportado da URSS como estrangeiro indesejável. Se tornou um dos principais porta-vozes da Diáspora ucraniana na campanha pelos direitos nacionais. 

Escreveu vários livros. Não tinha a sua própria família, por isso viveu e morreu na casa de um outro dissidente ucraniano, Levko Lukyanenko. Foi enterrado na aldeia de Khotiv na Ucrânia.

Sem comentários: