quarta-feira, agosto 21, 2019

Chornobyl: o desastre nuclear aos olhos do Politburo, do KGB e da CIA – 1ª parte

Documentos desclassificados detalham reações de alto nível, encobrimentos e críticas. Fontes incluem notas do Politburo, diários, protocolos nunca antes traduzidos ao inglês. Livro de Instruções Eletrónicas do Arquivo de Segurança Nacional (EUA) № 681.

Documentos dos escalões mais altos da União Soviética, incluindo notas, protocolos e diários das sessões do Politburo logo após o desastre nuclear de Chornobyl, em 1986, detalham uma sequência de encobrimentos, revelações, choques, mobilização, bravura individual e batalhas burocráticas da reação soviética, de acordo com o e-book “Top Secret Chernobyl” publicado pelo National Security Archive.

As principais fontes incluem protocolos do Grupo Operacional do Politburo sobre Chornobyl que foram publicados em russo pelo jornalista e ex-deputada do Soviete Supremo da URSS Alla Yaroshinskaya em 1992. A postagem começa com o ensaio de Yaroshinskaya (escrito exclusivamente para esta publicação) revendo a história de Chornobyl e os seus próprios esforços que datam de 1986 para documentar e expor as mentiras e o sigilo que cercou o desastre.

Também estão incluídos trechos do diário do membro do Politburo Vitaly Vorotnikov, notas sobre as sessões do Politburo por Anatoly Chernyaev, e trechos de raras “cópias oficiais de trabalho” das sessões do Politburo publicadas em russo pelo ex-diretor RosArchiv (Arquivo russo) Rudolf Pikhoia em 2000. A publicação também contém reações desclassificadas do departamento de inteligência do Departamento de Estado dos EUA, da CIA e do Jack Matlock do Conselho de Segurança Nacional, além de relatos do KGB da Ucrânia Soviética.

Consultar o arquivo.

Sem comentários: