domingo, agosto 25, 2019

28 anos de Independência da Ucrânia: desafios de hoje

Ucrânia celebrou ontem o seu 28º aniversário de Independência do Estado, conseguindo alcançar um desejo inabalável de liberdade, unidade espiritual e crença em uma vitória comum.

Apesar da agressão militar russa, as reformas ucranianas (sociais, políticas, económicas) são uma escolha consciente do povo ucraniano. Ucrânia hoje é um estado moderno com instituições funcionais e uma economia sustentável. Os ucranianos entendem que as reformas bem-sucedidas são chaves do futuro do país na Europa e na União Europeia. Neste aspeto até mesmo a agressão russa – não é um obstáculo para alcançar os objetivos, Ucrânia é um parceiro previsível e responsável na implementação de reformas e projetos conjuntos.

Após quatro anos da agressão e da guerra híbrida russa, Rússia continua ser uma ameaça não apenas à Ucrânia, mas à toda Europa Ocidental. Neste contexto Ucrânia luta e defende não apenas a sua própria independência e soberania nacional, mas também a liberdade e segurança de toda a Europa. Fechar olhos à agressão russa e convidar o país-agressor à retornar ao grupo G7 é esperar pela Rússia nas suas próprias fronteiras. Para parar agressão russa é necessário agir: apoiar Ucrânia; aplicar novas sanções ao Kremlin, manter e aprofundar as sanções antigas, etc.

Ucrânia não surgiu de nada após o colapso da União Soviética em 1991. Já em 1710 o país produziu um dos primeiros projetos da Constituição na Europa Central (Constituição do Pylyp Orlyk). Por isso a cooperação entre Ucrânia e Europa não é apenas uma escolha política, mas é uma escolha civilizacional, baseada na história e nos valores comuns.

Uma das maiores riquezas e orgulhos da Ucrânia é o seu povo, à viver na Ucrânia continental e na Diáspora. Cerca de 65 milhões de ucranianos em todo o mundo são um só povo, cujo principal valor é a liberdade.
Bósnia e Herzegovina, Sarajevo, 28/08/2019, foto: Oleksandr Fomenko
Celebrando o 28º aniversário da Independência da Ucrânia, importa dizer ao mundo que ucranianos, alguns dos quais, devido várias circunstâncias, conseguiram se vingar fora de sua pátria, dedicaram essas conquistas ao seu país de origem, permaneceram e permanecem como filhos e filhas fiéis da pátria dos seus antepassados.

Os ucranianos participaram ativamente da conquista do Espaço e no avanço tecnológico mundial (Sergei Korolev), estabelecendo recordes desportivos e criando obras-primas da cultura mundial (Hector Babenco).
Sergei Korolev: o prisioneiro do GULAG № 1442
Hoje, Ucrânia, que está experimentando mudanças rápidas sem precedentes em tempos difíceis e desafiadores em todo o mundo, orgulha-se de seu povo trabalhador, talentoso, dedicado e construindo um estado moderno onde todos são do mais alto valor.

Sem comentários: