sexta-feira, agosto 23, 2019

A história da Bandeira Nacional da Ucrânia

No dia 23 de agosto Ucrânia celebra o Dia da Bandeira Nacional. Hoje seguiremos a estória da bandeira ucraniana através dos séculos e séculos da história.

Não está muito claro, quando exatamente, o brasão de armas com um leão dourado escalando em um campo azul-celeste se fortaleceu no Principado da Galiza-Volyn. Mais provavelmente foi no século XIII. Desde que o emblema era azul e amarela, significa que as bandeiras também eram. Em todo caso, na batalha de Grunwald em 1410, os combatentes de Lviv já estavam lutando precisamente sob essas bandeiras. Desde então, o leão dourado em um campo azul, não desapareceu da Galícia ucraniana, não importando as bandeiras e emblemas que os governantes reinantes tentavam à impor. E eles, claro, imponham.
Verão de 2023, a Guerra de Libertação da Ucrânia

Os ucranianos tem uma bandeira de verão. É brilhante, bonita, parece um campo de trigo sob um céu azul profundo. Talvez seja por isso que todas as datas precisamente conhecidas de sua história são datas de verão.
Tamanho da bandeira não importa, apenas pessoas e significados...
Durante a Revolução dos Povos de 1848-49 no Império Austríaco, foi sob a bandeira azul-amarela que marchavam os manifestantes ucranianos. Bandeira era nova para eles – como, alias, as próprias revoluções. Outra coisa é o brasão familiar com um leão escalando. Mas a bandeira criou raízes quase instantaneamente. Foi com essa bandeira que os ucranianos foram às barricadas e foi essa bandeira azul-amarela que foi pendurada sobre a Prefeitura de Lviv no início da manhã de 25 de junho de 1848. Na mente dos ucranianos ocidentais, a bandeira se enraizou rapidamente, e as partes central, sul e leste de nosso país estavam esperando. Não tiveram de esperar muito tempo: até uma próxima revolução.

Já durante a revolução russa de 1905, as bandeiras azul-amarelas apareceram do outro lado do rio Dnipro. O grão caiu no solo sedento. Apenas doze anos depois, durante os eventos de 1917, a bandeira azul-amarela já nem sequer era discutida. Por qualquer pessoa. Simplesmente existia.

Em Kyiv (Kiev). Em Odessa. Em Lviv. Em Kharkiv. Em Vladivostok. Na Crimeia.
Em todos os lugares onde havia ucranianos.
ex-POW ucraniano Hennadii Afanasiev, Crimea, Simferopol, 2014
RIP (8.111990, Simferopol — 18.12.2022, morreu em combate pela Ucrânia)

Então, depois, quando os ucranianos foram afogados em sangue vermelho, as bandeiras também ficaram vermelhas. As vezes – com martelo e foice, as vezes – com uma suástica. Mas onde quer que Ucrânia tenha sobrevivido, também se manifestava a bandeira azul e amarela. Na Transcarpatia em 1938. A luta de OUN e UPA. Nos dissidentes e na resistência. Em Kyiv em 1966, em Dnipropetrovsk em 1967. Em Montreal, no Canadá, durante as Olimpíadas. Entre os ucranianos no Exército dos EUA na Coreia e no Vietname, e depois na Croácia (já sem os Estados Unidos). Em muitos e muitos lugares.
Norte-americano e ucraniano étnico – Bohdan Kopystyansky, tenente da 101ª Divisão aerotransportada
dos EUA no Vietname, 1969
Ucrânia estava onde decorria a luta.
Algures na OAT by franco-ucraniano Youry Bilak
Em 24 de julho de 1990, a bandeira azul-amarela foi hasteada junto ao edifício do Conselho Municipal de Kyiv (ler mais). Há uma placa comemorativa, dê uma olhada quando você estiver na avenida Khreshchatyk. Em 23 de agosto de 1991, a bandeira azul-amarela foi introduzida no Parlamento (Rada) da Ucrânia ainda soviética. Ainda está lá.
Inna Ohnivets, embaixadora da Ucrânia em Portugal, Lisboa, 23/08/2019
Azul-amarelo – através dos séculos. Agora e para sempre, enquanto pelo menos um ucraniano esteja vivo.

Bónus

Para celebrar a data, na noite de 23.08.2023 os drones desconhecidos novamente visitaram a cidade de Moscovo...



Sem comentários: