segunda-feira, agosto 26, 2019

Cristiano Lima completou 6 meses da cadeia russa

Completando 6 meses da cadeia russa, Cristiano Lima recebeu a notícia desencorajadora – o seu pedido de asilo foi, pela 2ª vez consecutiva, oficialmente recusado. Já Rafael Lusvarghi foi definitivamente condenado aos 13 anos de prisão e seguiu para o local da punição numa colónia penal ucraniana. 

O nosso blogue segue de perto as peripécias do estalinista brasileiro Cristiano Lima, preso na Rússia. Detido, desde 24 de março na fronteira com a Finlândia, devido a sua permanência ilegal no país, desde o dia 25 de março ele esta preso no Centro de detenção dos emigrantes ilegais em Gatchino, onde aguarda a deportação compulsiva da Rússia, com a proibição de voltar ao país durante 5 anos.

Na cadeia, Cristiano escreveu uma carta ao presidente russo, pedindo a concessão do asilo, carta que ficou sem qualquer resposta conhecida. O seu advogado está preparando o 3º apelo ao Tribunal Supremo e 2º, no caso da recusa do asilo político. Todos os apelos anteriores foram oficialmente recusados pela justiça russa.    

Morando atualmente na cadeia, Cristiano continua à pagar o aluguer/aluguel do apartamento russo, onde estão os seus parcos pertences. Neste momento, o estalinista brasileiro está economicamente falido, além disso, o seu cartão de crédito foi apreendido pela justiça russa e bloqueado pelo banco.

Dado que os seus simpatizantes russos estão tentar amealhar 50.000 rublos (cerca de 757 dólares), isso indica que após a perca do último recurso, Cristiano será compulsivamente deportado ao Brasil. Algo que ele pretende evitar à todo o custo: devido às alegadas ameaças e devido a dificuldade de suportar a realidade: ser expulso, de forma bastante inglória, de um país que ele venerava tanto.

Evitando, ao todo custo, voltar ao Brasil, Cristiano Alves apresentará ao Tribunal Supremo russo um último recurso que lhe custará, no mínimo, mais 45 dias de cadeia russa.

... o caso Rafael Lusvarghi
No dia 31 de julho de 2019, o Tribunal de Recursos da cidade ucraniana de Dnipro efetuou a audiência sobre o recurso do advogado do Rafael Lusvarghi. Durante a audiência, o cidadão brasileiro interpôs uma ação para recusar o provimento ao recurso e o tribunal encerrou o processo de apelação, informou a Procuradoria (MP) de Kyiv.

Assim, a sentença, aprovada pelo tribunal da instância anterior, transitou em julgado (tornou-se válida). Lusvarghi foi definitivamente condenado aos 13 anos de prisão sob a acusação de envolvimento em atividades de organizações terroristas “ldnr” e grupos armados não previstas na lei ucraniana. A decisão do tribunal de recurso não está sujeita a apelação. Após a audiência, o réu Rafael Lusvarghi segui para o local da punição (uma colónia penal), informa a TV ucraniana TSN.ua

Anteriormente, mo dia 2 de maio de 2019, o Tribunal Interdistrital de Pavlohrad deu como provada a participação do Rafael Lusvarghi em atividades de organizações terroristas e dos grupos armados não previstas na lei e condenou-o aos 13 anos de prisão efetiva com confisco de todos os bens, informou a Rádio Svoboda.

3 comentários:

Portal Notícias Já disse...

Na verdade, seriam 5 meses preso. Saberia dizer se a justiça russa pretende deportá-lo ainda este ano ou ainda ficará na cadeia por mais tempo?

Anónimo disse...

Nome dele é Cristiano Alves ou Cristiano Lima.

De qualquer forma bem feito para esses stalinista incurável. Talvez agora ele aprenda um pouco que nao pode confiar em estado nenhum.

Anónimo disse...

O nome completo é Cristiano Ricelle Alves de Lima. Tanto faz ser Alves ou Lima