domingo, agosto 25, 2019

A Marcha dos Defensores da Ucrânia: Kyiv, 24.08.2019

O novo presidente da Ucrânia prescindiu da tradicional parada militar do Dia de Independência da Ucrânia, substituindo-o por um show musical. Em resposta, os militares, veteranos, voluntários organizaram a Marcha dos Defensores da Ucrânia, uma verdadeira parada daqueles que defenderam e defendem a independência da Ucrânia.

Logo no início da coluna marcharam as crianças com os retratos dos pais que deram as suas vidas pela liberdade, soberania e Independência da Ucrânia...
A marcha em Kyiv vista pela imprensa americana
"Caixinha" que representava a cidade de Kyiv
No momento mais difícil para Ucrânia, essas pessoas vieram em sua defesa. O que aconteceu em Kyiv foi indescritivelmente belo. Aqueles que participaram em marcha  combatentes, veteranos, voluntários, médicos, capelães. E aqueles que vieram para lhes agradecer e os apoiar – todos eram maravilhosos!
Região de Donetsk
Região de Rivne
Região de Luhansk com a bandeira do batalhão "Aydar" 
Os participantes vieram de todos os cantos da Ucrânia, desde Donbas livre ao Lviv, vieram por sua própria conta, para uma ação organizada pela sociedade civil ucraniana. Na marcha participaram mais de 15.000 pessoas, apoiados por mais de 100.000 ucranianos (polícia de Kyiv confirma oficialmente cerca de 50.000 pessoas).
A marcha começou em frente da Universidade Taras Shevchenko e depois se dirigiu pelo boulevard Shevchenko através da avenida Khreschetyk até a praça de Independência de Kyiv (Maydan).

Tocava o hino da Ucrânia e várias outras lindas canções nacionais,  populares e militares.

Glória à Ucrânia!
Glória aos Heróis!
Morte aos inimigos!
Ucrânia acima de tudo!

A organização do evento foi impressionante – sem orçamento oficial, sem participação do Estado – zero restrições e proibições, zero conflitos, com a presença mínima de polícia e com a simpatia absoluta – absolutamente lindo.
É óbvio que a Marcha dos Defensores da Ucrânia à partir de hoje tornou-se o principal evento do Dia da Independência por muitos anos.
Os capelães das Forças Armadas da Ucrânia

Ver vídeo de um momento da marcha:

Sem comentários: