quinta-feira, janeiro 03, 2019

Projecto «W» na Ucrânia – Veteranos, Voluntários e William

Projecto «W» – Veteranos, Voluntários e William é um projeto social único em que os veteranos e voluntários ucranianos estudam a arte cénica e participam na encenação das peças teatrais da autoria do William Shakespeare.

Em 2019 o teatro apresentará a leitura contemporânea da peça Twelfth Night (Noite de Reis). Os fundos obtidos serão canalizados ao apoio de adolescentes ativos, ou seja, apoio a projetos socioculturais que atendam aos desafios de uma sociedade moderna, da autoria dos jovens ucranianos de 15 à 17 anos.

A história curta. Porque e como?

O criador do projeto é Ihor Kasyan, pára-quedista com 40 saltos no ativo. Capitão, comandante do pelotão de batedores da 95ª Brigada especial de assalto, veterano da guerra russo-ucraniana. Ao retornar da guerra, juntamente com seus amigos abriu a escola moderna de inglês vivo”, baseado em métodos inovadores: aulas práticas em locais temáticos, missões, mergulho situacional, jogos, animações, etc.

Ainda durante a guerra, Ihor planeou um projeto que queria ajudar aos veteranos a ter uma vida interessante e valiosa, apoiando outros participantes da guerra.

Os objetivos do projeto?
Compartilhar, mostrar uma imagem positiva, experiências diferente de veteranos e voluntários da OAT/OFC, juntá-los à vida sóciocultural da Ucrânia através da arte: a criação do primeiro teatro social de veteranos e voluntários da OAT/OFC e a encenação da pela “Noite de Reis” do Shakespeare em leitura moderna (haverá mais peças do William).

Planos e ambições do projeto?

O projeto tem grandes planos e ambições. Porque possui a força, o desejo, a sua equipa é composta por vários profissionais e especialistas, pessoas de todas as idades e crenças. O projeto é um negócio de veteranos, onde os ativistas sociais e artistas, veteranos e voluntários são unidos por um único objetivo – criar o primeiro na Ucrânia teatro social em língua inglesa, onde atores são veteranos e voluntários, que criam arte, que responde aos desafios sociais.

O líder do projeto é Ihor Kasyan, veterano, fundador e diretor da escola moderna do inglês «English Among People» (EAP) e equipa da sua escola.

Gestor do projeto é capelão militar Serhiy Dmytriev, o Diretor Artístico – Rostyslav Derzhipilsky (diretor teatral e ator), o diretor artístico do Teatro Regional de Música e de Drama de Ivano-Frankivsk “Ivan Franko” e Diretor do projeto é Olexiy Hnatkivsky (diretor teatral e ator do teatro “Ivan Franko”).
Os atores são veteranos e voluntários da OAT/OFC, o projeto conta com ajuda da Alto Comissariado da Grã-Bretanha na Ucrânia.

Neste momento o projeto está engajado no crowdfunding dos 150.000,00 UAH (cerca de 5.411,00 dólares) que são necessários para as despesas teatrais (faltam 13 dias para o fim da colheita e foi conseguido 51% do valor necessário).

Se as pessoas apoiarão o projeto, outros 150.000,00 UAH será financiado pela fundação ucraniana Vidrodzhennia”, no âmbito do programa «Cultura. Comunidade».

O projeto continua à procurar filantropos e doadores que estão prontos para co-financiar o projeto, uma vez que todo o orçamento equivale à 1 milhão de UAH (cerca de 36.510,00 dólares). Assim, a disseminação de informações entre as partes interessadas potenciais será um apoio útil ao projeto.

Entre os planos para 2019 é chegar à um nível independente de autofinanciamento. Uma das ferramentas será a venda de bilhetes/ingressos para apresentações (para 2019 são planeados as digressões internacionais do teatro).
Obrigado por qualquer apoio, teatro é feliz para encontrar os novos amigos e parceiros!

Encontro é numa apresentação!

Mas se você tem o desejo de encontrar eles antes, por favor e sempre!

Sem comentários: