sexta-feira, janeiro 04, 2019

Ucrânia alcança já neste domingo a sua independência religiosa

Nos dias 5 à 6 de janeiro em Istambul, será realizada a cerimónia de assinatura e entrega de Tomos (carta eclesiástica) no âmbito do reconhecimento formal e por escrito da autocefalia canónica da Igreja Ortodoxa da Ucrânia como uma das 15 igrejas ortodoxas locais do mundo. A delegação chefiada pelo presidente Petró Poroshenko viaja para participar na cerimónia, informa Rádio Svoboda.

De acordo com o serviço de imprensa do Parlamento da Ucrânia (Verkhovna Rada), além do chefe de Estado, viajarão para Istambul o chefe do parlamento Andriy Parubiy e o metropolita da Igreja ortodoxa da Ucrânia Epifaniy, à quem o Patriarca Ecuménico Bartolomeu entregará o Tomos, no dia 6 de janeiro.
O presidente Petró Poroshenko e Andriy Parubiy irão se reunir com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu e com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

No dia 6 de janeiro, o Presidente da Ucrânia, chefe do Parlamento e outros membros da delegação ucraniana participarão na cerimónia de recepção de Tomos, na Divina Liturgia (administrada em conjunto pelo Patriarca Ecuménico Bartolomeu e pelo Metropolita Epifaniy), bem como na cerimónia da bênção da água na baia «Corno de Ouro».

O Patriarcado Ecuménico abençou a criação da Igreja unificada canónica Ortodoxa local na Ucrânia, independente da Igreja Ortodoxa russa (IOR), realizada no Concílio unificador em Kyiv, em 15 de Novembro de 2018. Antes disso, o Sínodo do Patriarcado Ecuménico também retirou o anátema da IOR, imposto contra as lideranças das igrejas ortodoxas da Ucrânia. Além disso, o Sínodo do Patriarcado Ecuménico reverteu sua decisão de longa data, que Moscovo erroneamente interpretava como a transferência da subordinação histórica do Patriarcado de Moscovo sob a Metropólia de Kyiv.

O mapa interativo da passagem das paróquias da Igreja Ortodoxa russa (ex-Patriarcado de Moscovo) para a Igreja Ortodoxa da Ucrânia:
faça click para ver o mapa online

Sem comentários: