quinta-feira, maio 08, 2014

Mariupol: a cidade libertada do separatismo

O Conselho Municipal da cidade de Mariupol foi libertada dos separatistas pelas forças policiais, no edifício do Município foi colocada a bandeira ucraniana, as suas imediações são patrulhadas pelo dispositivo policial com armas automáticas.

A cidade foi libertada com o uso de força mínima, com alguns tiroteios localizados e a queima dos pneus. Os serviços de emergência médica não registaram nenhum caso de ferimento ou morte, causado pelas armas de fogo.

Os serviços municipais carregam o lixo deixado pelos separatistas, com ajuda de duas escavadoras desmantelam as barricadas, retirando diversos pneus. Ao lado da Municipalidade são vistos os activistas pró-Ucrânia com as bandeiras nacionais, alguns são professores das instituições de ensino que ajudam desmantelar as barricadas. O movimento rodoviário foi restabelecido, o trolleicarro queimado pelos separatistas foi retirado, outro, com os pneus furados ainda continuava em frente do edifício dos Correios.

Pela manha, cerca de 50 separatistas civis protestavam contra a limpeza da cidade, gritando as suas palavras de ordem, mais tarde o seu número aumentou até algumas centenas, mas tudo indica que era praticamente a totalidade da sua base de apoio activo numa cidade de quase meio-milhão de habitantes.

Ver mais fotos:

16 separatistas detidos

O chefe da administração presidencial, Serhiy Pashynskiy, informou que durante operação anti-terrorista a polícia ucraniana deteve 16 separatistas, os quais poderão ser libertados previamente, caso não forem detidos com as armas nas mãos e não cometeram os crimes graves. Serhiy Pashynskiy também explicou que a situação em Mariupol é calma, o exército não entrou na cidade e que todas as entradas da urbe são bloqueados pelas forças da lei e ordem da Ucrânia, informa a página de prefeitura, 0629.com.ua

“Homens de negro” em Mariupol

As unidade paramilitares pró-Ucrânia, conhecidos como homens de negro, a atuar no leste da Ucrânia, capturaram alguns dos separatistas que tentaram tomar de assalto o Departamento do Ministério do Interior na cidade de Mariupol e os levaram à sua base para a seção de interrogação (FOTOS).

Blogueiro


Diversas leitores nossos notaram que muitos separatistas civis são gorduchos demais, com aparência de indivíduos que adoram o fast food capitalista. Não sabemos se é realmente fast food, ou apenas vodka e ausência de exercício físico, no entanto podemos comprovar a verdade de uma máxima nossa já antiga: “Separatismo realmente faz mal à saúde!” 

Sem comentários: