terça-feira, maio 13, 2014

Ucrânia como vítima da guerra informativa

O "governo" separatista após o "referendo"...
Vladimir Putin usa um exército invisível de propagandistas nas redes sociais, além de imprensa tradicional para apoiar a sua narrativa de uma Ucrânia fora de controlo, para espalhar as mentiras de atrocidades dos extremistas ucranianos e para desencadear rumores desestabilizadores no leste da Ucrânia. Se a Ucrânia desmascara os mitos da guerra de desinformação da Rússia, o público-alvo de Putin, em casa e no exterior, deve eventualmente rejeitar toda a sua narrativa.

por: Paul Roderick Gregory, colaborador

Um exemplo pessoal: dentro de alguns minutos após a publicação da qualquer artigo meu relacionado à Rússia ou Ucrânia na Forbes.com, os trolls inundam a seção de comentários com insultos, bajulações, agressividade e os ataques ad hominem, negando a possibilidade de qualquer diálogo significativo. Eu não estou sozinho. O editor da secção dos leitores da The Guardian reporta 40.000 comentários por dia como uma “campanha orquestrada pró-Kremlin” de trollagem pró-Rússia das histórias sobre Ucrânia.

Ler o texto integral (inglês):

“Pequena Vera” de Mariupol
Eleitorado separatista exige ser ouvido...
Para perceber porque a cidade de Mariupol se rende ao separatismo vale a pena (re)ver o filme soviético “Pequena Vera” (1988), filmado na cidade, na altura chamado Zhdanov. De lá para cá pouca coisa mudou. Agora os filhos das mesmas criaturas se alistam nos grupos separatistas e exigem que o resto da Ucrânia “oiça o Donbass...”
http://youtu.be/F-EQfU0BYgE

Sem comentários: