sexta-feira, novembro 25, 2011

Dia da Memória das Vítimas da Fome e das Repressões Políticas


O dia 26 de Novembro (quarto sábado de todo o mês de Novembro) é o “Dia da Memória das Vítimas da Fome e das Repressões Políticas”, instituído pelo Parlamento Ucraniano para homenagear as vítimas do Holodomor. Faça a sua homenagem, não deixe passar a data em branco. O Holodomor foi o genocídio perpetrado por Stalin e a cúpula do partido comunista soviético contra o povo ucraniano em 1932-33. Nessa tragédia pereceram, vitimados pela fome, doenças e assassinatos, cerca de 5 – 7 milhões de ucranianos, entre homens, mulheres e crianças. O Holodomor foi um crime monstruoso, que abalou até mesmo a base genética da Nação ucraniana, e por isso não pode e não deve ser esquecido!
Bónus:
A parada conjunta dos nazis e do Exército Vermelho em 1939:

2 comentários:

Europeísta disse...

Que horror! Em menos de 1 ano Stalin matou 7 milhões de pessoas de um país inteiro! Hitler matou 6 milhões em 4 anos por todo o continente. No entando Hollywood não faz filmes dobre o Holodomor. E que me choca ainda mais é ver como os ucranianos não alimentaram rancor contra a Rússia, pelo contrário, muitos deles são pró-moscou!

Jest nas Wielu disse...

Após 350 anos da dominação colonial russa e após 74 anos da dominação comunista isso não é de estranhar, é de admirar como conseguimos sobreviver como Nação...