Além do já noticiado caso Starbucks Ukraine, outras multinacionais que mantêm as suas representações na Ucrânia, insistem em manter as suas páginas do Facebook em russo, casos dos: Johnnie Walker Ukraine, Mitsubishi Motors Ukraine, Samsung Ukraine, Nivea Ukraine, etc.
Pelos vistos, as empresas gostam do dinheiro ucraniano, mas não têm nenhum respeito pelos direitos fundamentais dos consumidores ucranianos de serem servidos no seu próprio país na sua língua nacional que é a língua oficial da Ucrânia.
Assim, os ucranianos vivem em uma espécie da ocupação linguística, apoiada pelas multinacionais mais ricas do mundo...
Enquanto isso, no Facebook apareceu mais uma página Starbucks na Ucrânia, provavelmente não oficial, que é mantida em russo e que apaga todos os comentários dos que pedem para passar para a língua ucraniana.
p.s.
Entre as empresas acima citadas, até agora apenas Nivea Ukraine reagiu a crítica, agradecendo o nosso reparo, prometendo fazer a pesquisa de opinião entre os usuários sobre que língua que deverá usar logo que a sua página atingir o marco de 10.000 “Gosto”.
Bónus
No dia 9 de Novembro, Ucrânia celebra o Dia da Língua e da Escrita ucranianas, por essa ocasião, o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, felicitou o povo ucraniano na sua página de Facebook, onde postou uma mensagem de vídeo, na qual o estadista georgiano afirma:
“A língua ucraniana, tal como a Nação ucraniana amam e adoram a liberdade. Ucraniano superou todas as privações e na luta adquiriu o direito de existir. Dizem que a língua do povo é a sua alma, e eu acho que isso é verdade, a alma ucraniana, é o mesmo que a língua ucraniana”.
Ver no YouTube:
Sem comentários:
Enviar um comentário