terça-feira, outubro 02, 2007

Eleições na Ucrânia 3

Neste momento os resultados das eleições na Ucrânia estão traçar a seguinte repartição dos votos: apôs serem apurados 94.38% dos votos o Partido de Regiões encabeçado pelo proFFessor V. Yanukovich está liderar o escrutínio com 34,23% dos votos, no segundo lugar está o Bloco de Yulia Tymoshenko com 30,77%, no terceiro lugar está Nossa Ucrânia – Autodefesa Popular (NU – NS) do Presidente Viktor Yushchenko com 14,27%. Além disso, no novo parlamento entra o Partido Comunista, Bloco de Volodymyr Lytvyn (chefe do Parlamento anterior) e com muitíssima sorte, o Partido Socialista de Oleksandr Moroz, que foi fortemente penalizado pelos eleitores pela sua traição dos ideais laranja e pela aliança com o Partido de Regiões.

Desenha-se a possível aliança pós – eleitoral entre Bloco de Yulia Tymoshenko, Nossa Ucrânia – Autodefesa Popular (NU – NS) e Bloco de Volodymyr Lytvyn. Se esta aliança se concretizar, a Yulia Tymoshenko será a nova Primeira Ministra da Ucrânia e o Volodymyr Lytvyn se manterá no cargo do chefe do Parlamento.
A Comissão Central de Eleições (CVK) continua a contar os votos, observadores internacionais detectaram várias irregularidades na província de Donetsk (milhares de buletins de voto em branco - http://www.youtube.com/watch?v=xmSnZS_L_F0). Se as eleições terminarem agora, o futuro parlamento ucraniano será constituído desta maneira e a Yulia Timoshenko será provável Primeira Ministra da Ucrânia.

Fonte: http://www.cvk.gov.ua/vnd2007/w6p001e.html
Gráfico: Idller
p.s.
o sentido do voto dos emigrantes ucranianos (círculo fora da Ucrânia) foi o seguinte:

Bloco de Yulia Tymoshenko com 32,04% (7.660 votos)
Partido de Regiões – 28,35 % (6.778)
Nossa Ucrânia – Autodefesa Popular (NU – NS) – 24,77% (5.922)
Bloco de Volodymyr Lytvyn – 2,40% (575)

Sem comentários: