quarta-feira, outubro 24, 2007

Bandera homenageado em Lviv

por: Borys Kozlovskiy
No dia 15 de Outubro de 2007, na cidade de Lviv foi oficialmente inaugurado o monumento de Stepan Bandera, líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), assassinado em 1959 pelo agente do KGB na cidade de Munique.

Depois de sete concursos para escolher o melhor monumento, depois de toda a Ucrânia juntar o dinheiro durante 14 anos (donativos chegavam não apenas da Galicia, mas de Donetsk, Kharkiv, Kherson), o escultor Mykola Posikira e arquitecto Myhaylo Fedyk, puderam apresentar o seu trabalho ao público.

Neste momento, o monumento não esta totalmente concluído, o complexo memorial na rua Stepan Bandera (perto de Estação de caminhos de ferro de Lviv), será terminado no dia 1 de Janeiro de 2009 – centenário do nascimento do Stepan Bandera. Neste ano, a sua irmã, Sra. Oksana deveria participar nas comemorações, mas não consegui por causa da saúde, em Dezembro ela celebrou 90 anos...

No fundamento do monumento, foi colocada a terra da aldeia natal do Stepan Bandera – Stariy Uhryniv e da cidade de Munique, onde ele foi assassinado e onde está sepultado. Historiador ucraniano, Yaroslav Svatko, revelou um facto interessante da biografia do Bandera. Depois da morte em combate do comandante do UPA, Roman Shukhevych e prisão pelos soviéticos do seu substituto, Vasyl Kuk (morreu em Setembro de 2007, seu funeral foi acompanhado pelos 100.000 pessoas nas ruas de Lviv), Stepan Bandera foi escolhido para ser o líder do Provid (chefia) da OUN, ele disse: "Eu concordo em receber a vossa sentença de morte..." Mais tarde, ele caiu atingido pela mão do agente da KGB.

No seu discurso, o chefe da Administração Estatal da cidade de Lviv, Petro Oliynyk disse: "Nós transmitimos a nossa vontade aos deputados do Parlamento ucraniano eleitos pelo partido Nossa Ucrânia – Autodefesa Popular e pelo Bloco de Yulia Timoshenko, já em Outubro – Dezembro deste ano reconhecer UPA como a parte combatente da II G.M."

Myroslav Senyk, chefe da Câmara dos Deputados da Província de Lviv: "Toda a hora, nós chamavam de banderivtsi. E nós passamos este nome pela Sibéria, pela Kolyma, pela Vorkuta. Nós não renunciamos este nome, porque somos banderivtsi, e nós temos o orgulho deste nome. Porque ser banderivtsi – significa amar o seu povo e lutar por um destino melhor para ele..."

Ao mesmo tempo...

No penúltimo sábado, em Lviv tive lugar a cerimónia comemorativa do 65º aniversário do UPA. Segundo o decreto do Presidente da Ucrânia Victor Yushenko, foram condecorados vários comandantes do UPA, entre eles Vasyl Levkovych, último coronel do UPA, comandante do circulo militar "Buh", que recebeu a ordem Yaroslav Mudriy.
Também o primeiro vice – chefe da Câmara Municipal de Lviv, Oleh Synyutka, anunciou que à partir de Janeiro de 2008, todos os veteranos do UPA que vivem na cidade, vão receber uma reforma municipal de 400 UAH (80 USD).

Fonte

Sem comentários: