segunda-feira, outubro 22, 2007

Holodomor lembrado no Brasil

Será que a fome de 1932-1933 foi igual para todos os povos da ex - União Soviética?

Num “comunicado” difundido pela Embaixada de Rússia em Brasil, no dia 20 de Setembro 2007, 5 dias antecipando, com uma tentativa clara de diminuir o significado da Grande Fome (Holodomor) na Ucrânia de 1932-1933, apresentada através da exposição de cartazes de artistas plásticos da Ucrânia, no Senado do Congresso Nacional nos dias 25-28 de setembro, os diplomatas russos tentaram explicar que “incorreto avaliar o Golodomor (modo russo) como um caso exclusivo da Ucrânia, porque se trata de uma pagina trágica da historia comum – cidadãos de varias republicas da então União Soviética se tornaram vitimas da política agrícola do governo soviético”.
Deixamos ao lado este tese anti-humana e cínica da política agrícola (na Ucrânia na primavera de 1933 cada dia morriam 25 mil pessoas, metade deles eram crianças e mulheres) e vamos a perguntar aos “historiadores” do estado que hoje restaurou a regime totalitário adotando até o hino soviético e o escudo da monarquia tzarista,
1. Porque a Rússia não reconhece o fato de repressões políticos e físicos contra o povo ucraniano praticados durante a época soviética de 1917 -1991, especialmente com três fomes artificiais realizadas nos anos 1921-1922, 1932-1933, 1946-1947?

2. Porque muitos fatos como disse da “historia comum”, especialmente de Holodomor na Ucrânia não se estudam nas escolas da Rússia ?

Antes de explicar “a geografia” de Grande fome, e verdadeira “igualdade de todos os povos” da URSS na catástrofe dos anos 30, é necessário lembrar que ao território histórico étnico ucraniano, que antes de 1917 contava com cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados com população de 40 milhões habitantes (1905), cuja grande parte na época soviética passou para Rússia, pertenciam a Cubanh e o Cáucaso Norte. Nestes territórios, bem como na Ucrânia, por causa de grande resistência da população local à coletivização forçada stalinista foi realizado grande terror em forma de fome artificial ou morte pela fome, em ucraniano Holodomor.
Em outras palavras se pode dizer, que nos territórios com presença dos representantes da nação ucraniana foram maiores repressões.
Lembramos que segundo a Convenção da Assembléia Geral da ONU de combate ao crime e sua penalização datada de 9 de dezembro de 1948, o genocídio significa ato perpetrado com a intenção de aniquilar totalmente ou parcialmente grupo nacional, étnico, racial ou religioso, especialmente com a criação, para membros do grupo, de condições de vida que sejam capazes de provocar seu aniquilamento físico total ou parcial.
De verdade não foi o mesmo no caso os ucranianos?
Para confirmar que os ucranianos ficaram como maior alvo das repressões como uma nação agrícola, independentemente onde morava, e mostrar uma natureza bastante distinta de repressões praticadas contra outras regiões da URSS, vamos a comparar o Holodomor de Ucrânia com a fome geral presente na aquele tempo na URSS, citando alguns fatos baseadas nos documentos.

1. Holodomor na Ucrânia
Foi como uma conseqüência do terror pela fome, aplicado para deter uma das republicas soviéticas, com as fronteiras com a Europa, na União Soviética. Nos anos 1920-30 do século XX o poder soviético tomava a Ucrânia como um perigo para a construção dum estado nacional soviético, porque a Ucrânia foi uma republica com tradições sólidas estadistas, cujo potencial econômico e humano foi igual ao restos das republicas em suma.
Fome no território da URSS
Era de natureza social e econômica, porque foi provocada palas ações irresponsáveis do poder para forçar os ritmos de industrialização, arruinação de produtores agrícolas mais ricos, apropriação dos produtos de colheita sem pensar sobre conseqüências tanto dos coperativas, como e de donos individuais.

2. Holodomor na Ucrânia
Já em Abril de 1930 o poder determinou as normas de entrega de trigo (foi o primeiro ano do sistema coletivo agrícola). Segundo a Nova Lei que determinava Único imposto para o ano 1930/31, comparando com outras republicas, o camponês de Ucrânia teve que pagar um imposto muito maior.
Fome no território da URSS
No maio de 1932 a recadação estatal foi diminuída para alguns províncias de Ural, Sredniaia Volga, Cazaquistão, e ao mesmo tempo foi nenhuma mudança na Ucrânia.

3. Holodomor na Ucrânia
Em outono de 1932 na Ucrania e em Cubanh foram expropriados todos os produtos de famílias que não cumpriram o plano de recadação, em outras palavras da maioria de produtores rurais. Como resultado a fome passou à Holodomor.
Fome no território da URSS
No resto do território da URSS este tipo de terror com a recadação total de produtos ou seja terror pela fome não se registrou.
Durante a fome de 1932-33 no território da URSS tinham lugar os seguintes tendências:
· aumento significativo de exportação de trigo do território da URSS,
· ajuda aos proletários de Ocidente,
· o poder soviético, apesar da fome, não se dirigia pela ajuda aos outros paises.

4. Holodomor na Ucrânia
Nos documentos oficiais tratava-se das multas naturais só com a carne, bacon e a batata. Mas na realidade fora confiscada toda a produção de campesinos, incluído cebola, abóbora, beterraba. No começo de 1933 se confiscavam também as frutas secos.
Fome no território da URSS
No resto território da URSS, entre outro, território de Povoljia, ficavam avícola, gado domestico, e também os produtos de largo tempo de preservação – cebola, abóbora, beterraba etc.

5. Holodomor na Ucrânia
Kremlin isolou os campesinos ucranianos passados fome das regiões que não sofreram da fome com uma meta evidente: obrigá-los a morrer em casa. No outono de 1932 – inverno de 1933 nas fronteiras da Ucrânia atuavam chamados “cercas” de bloqueio dos alimentos, organizados pelas forças interiores e a milícia soviética. O poder não deixava aos campesinos sair das aldeias e ao mesmo tempo difundir as noções sobre a Holodomor. Se proibia a importação dos alimentos pelas pessoas privadas.
Fome no território da URSS
No resto território da URSS não houve as cercas de bloqueio dos alimentos, e não se praticava a proibição de deixar o lugar de moradia.

6. Holodomor na Ucrânia
Kremlin aplicou as “tabuas pretas” – listas com nomes das aldeias que segundo o Decreto de Stalin “sabotearam” a contrbuiçao dos alimentos pelo poder soviético. Entre as primeiras aldeias de região de Kharkiv foram nomeados dois povoados: Liutenhky e Kamyani Potoky. A ausência no mapa contemporânea dos mesmos já disse sobre o seu destino.
Fome no território da URSS
No resto território da URSS o castigo em forma de “tabuas pretas” para erradicar os povoados de resistência não se praticava.

7. Holodomor na Ucrânia
Na primavera de 1932 Kremlin inventou a fórmula: “sim, a fome há, mas qualquer conversa sobre ela é necessário apagar”. A parede de silêncio começou a construir ante todo na maquina partidária comunista, cujos membros se castigavam só pelas conversas da fome, e muito mas severo pelas tentativas de ajudar a os que sofriam de fome. Haviam alguns casos de repressões do todos os membros de comitês de partido municipais. A propaganda oficial do regime então no poder silenciava totalmente a ocorrência do Holodomor. A palavra “Holodomor” foi eliminada, e na estatística se aproveitava o termo “insuficiência estatística” das cifras dos mortos.
Fome no território da URSS
A fome em Povoljia (Rússia), bem como a fome surgido apos da segunda guerra mundial sempre se reconhecia na URRS. Se conhece bem a “Campânia de ajuda a os que passaram fome em Povoljia”. Apesar de que a fome na Ucrânia foi mais cruel, qualquer cidadão que nos tempos da URSS pronunciaria a palavra “fome” dirigido a Ucrânia, sem exceções, ficava preso. Este fato foi mais dramático porque após de poucas décadas que passaram da Holodomor, toda a população adulta da Ucrânia não esqueceu aquele horror.

PERDAS HUMANAS
Os resultados de “empenho” do poder comunista da URSS na área de terror pela fome também foram distintos para varias regiões.
1. Holodomor na Ucrânia
Na Ucrânia a maior parte de mortos era no campo e a fome se explicava pela confisco do trigo dos campesinos.
Fome no território da URSS
A estatística testemunha que na parte européia da URSS nos anos 1932-33 a mortalidade prevaleceu a natalidade em 7 regiões. Em três deles a fome foi nas cidades, e o campo teve balance positivo de crescimento da população (Ural, Sredniaia Volga, Norte). A fome neste regiões foi causada pela liquidação do sistema de apoio estatal das famílias – sistema de tarjetas.

2. Holodomor na Ucrânia
O tope de Holodomor foi na primavera de 1933. Em aquele momento na Ucrania cada minuto morria 17, cada hora - 1000, cada dia – 25 mil pessoas...
Segundo os dados de expertos durante o Holodomor o povo ucraniano perdeu de 8 a 10 milhões de vidas.
“Em total na nossa aldeia morreram da fome 792 pessoas, durante a guerra pereceram 135 pessoas” – lembrava a testemunha de Holodomor Antonina Melechenko, de 1920 ano de nascimento, Região de Kyiv.
Fome no território da URSS
Nas duas regiões de Volga (Povoljia) que já são reorganizadas em 5 províncias russas (Volgograd, Orenburg, Penza, Sâmara e Saratov) com um território de 435 mil quilômetros quadrados, segundo os dados do historiador russo V. Kondraschin, da fome nos anos 932-33 morreram 366 mil pessoas.

E apesar de que é incorreto dizer que há uma injustiça menor ou maior nestas cifras tão horriveis, mas como se pode comparar 366 mil com 8-10 milhões?

Decretos do Comitê central do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e do Governo da URSS, dirigidos contra os camponese e intelectuais ucranianos.

1. Carta de I. Stalin a Lasar Kaganovich (secretario do PCUS na Ucrânia) de 11 de agosto 1932: “Mais importante agora é a Ucrânia. As coisas na Ucrânia estão indo muito mal. Tenham em conta que o Partido comunista da Ucrânia (500 mil membros) há canalhas, que conscientemente ou não, são aliadas de Petliura* ou seja são agentes puros de Pilsudsky**. No caso que nossos assuntos vão piorar, esses elementos não tardarão em abrir uma frente dentro do partido (e fora também) contra o próprio partido. O que é mais perigoso, e portanto que os dirigentes ucranianos não vejam este perigo. Assim não se pode continuar.

* - chefe do Governo ucraniano independente na época 1919-21, assassinado pelo presumível agente da NKVD em 1926.
** - chefe do Governo polonês nacionalista, então no poder.

2. Decreto do PC e do Governo da URSS de 7 de agosto de 1932
“Sobre a segurança dos bens das empresas estatais, cooperativas e corporações, e para o avigoramento da propriedade socialista (a lei de 5 espigas). O Decreto determinava como pena capital pelo fuzilamento. Só em alguns casos excepcionais a maior castigo foi trocado pela prisão de 10 anos.

3. Em 1 de janeiro 1930 I. Stalin mandou a Ucrânia um telegrama exigindo a entrega de trigo :
“Aos cooperativas, cooperativistas e proprietários de terras que continuam a esconder o trigo, é considerado roubo o material que foi escondido e as autoridades soviéticas não tivessem o controle. Para esta transgressão foi aplicada a mais severa pena, prevista pelo Decreto de 7 de agosto de 1932”. Durante a busca de trigo considerado escondido foi expropriado todo qualquer tipo de produtos de alimentação pertencentes aos campesinos, deixando-os sem alimentação nenhuma.

4. 22 de Janeiro de 1933 I. Stalin pessoalmente (assinou) escreveu uma carta – diretriz, dirigida aos membros de Comitê central dos PCUS e do Governo, que iniciou do seguinte modo: “Segundo a informação que dispõe Comitê Central do PCUS e o Governo, na Ucrânia e em Kubanh começou um êxodo dos campesinos em busca de pão nas regiões do Volga, província de Moscou, províncias a Oeste e na Bielorussia”. O Kremlin exige dos dirigentes das regiões vizinhas para que façam o bloqueio dos acessos da Ucrânia e de Kubanh. A diretiva para o Ministério de rodovias e ferrovias proibia a venda das passagens para os campesinos que queriam sair da Ucrânia. Pouco tempo depois apareciam as resoluções locais da Ucrânia que repetiram o mesmo decreto sobre a proibição de mudar da aldeia.

5. O decreto do Governo da Ucrânia e do Comitê Central do PC da Ucrânia sobre a “Colocação na TABUA PRETA as aldeias que faziam sabotagem da entrega do trigo”. Com este decreto entrava em vigor uma pena não praticada em nenhum sistema penal, quando toda aldeia ou distrito não entregavam o trigo para os soviéticos, se castigava o povo de seguinte modo:
- Cortava-se imediatamente o abastecimento das aldeias pelos produtos de primeira necessidade, e liquidava-se qualquer tipo de serviço de compra e venda nas localidades;
- Cobrava-se antecipadamente todos os tipos de impostos, com a proibição de créditos para as cooperativas;
- Revisavam-se e “limpavam-se” as cooperativas dos elementos anti-revolucionários denominados de “organizadores de sabotagem”.
O mesmo Decreto prescrevia os mesmos castigos também para as aldeias que não cumpriam os planos de contribuição de trigo.

Impostos implantados por Moscou para as Repúblicas Soviéticas
Por um hectare de terra lavrada os camponeses da Ucrânia tinham que pagar 58 rublos, os da Bielorussia – 55 rublos, os do Cáucaso – 52 rublos e os da Rússia – 46 rublos. Por cada cabeça criada de bovinos o ucraniano pagava 21 rublos de imposto, o da Bielorussia– 17,5 rublos, e os de outras repúblicas – 13 rublos a 15,5 rublos. É impressionante a astúcia e a maldade de Moscou na cobrança de impostos: possuindo um animal exótico como o camelo o ucraniano pagava 26 rublos, ao mesmo tempo este imposto para Ásia Central foi de 13 – 15 rublos.
Nota: o preço de uma vaca na época era de 150 a 200 rublos.

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor
http://www.holodomor.org/

Sem comentários: