domingo, julho 24, 2016

RIP Stepan Chubenko: a vítima mais nova do “mundo russo”

Neste domingo na cidade de Kramatorsk (região de Donetsk), irá começar o torneio de mini-futebol em memória do Stepan Chubenko (16), o mais novo cidadão da Ucrânia assassinado pelos terroristas do bando “dnr” apenas por ser ucraniano.

No dia 23 de julho de 2014, o jovem Stepan, acabado de chegar em Donetsk ao bordo do comboio “Kyiv-Donetsk” (na altura, os comboios ainda circulavam na região), foi raptado pelo bando terrorista chamado “batalhão Kerch”. Os terroristas detinham as pessoas vindos daquele comboio ao seu belo prazer.

O que o perguntaram? Em que o acusaram? Pode ser porque a sua família era bilíngue, em casa falava-se em ucraniano e russo? Pode ser porque a família apoiava Ucrânia e os seus militares? Pode ser porque Stepan tinha a fitinha azul e amarela na sua mochila? O mais provável que Stepan era um jovem simples e um pouco ingénuo, ele não sabia e não queria mentir...

Após o seu rapto, Stepan Chubenko foi levado à aldeia de Gorbachevo-Mykhaylivska, onde ele foi brutalmente torturado e acabou por ser assassinado no dia 28 de junho de 2014. O seu corpo mutilado e os detalhes terríveis desta tragédia os moradores locais contaram aos seus pais. De acordo com eles, Stepan foi vítima dos três bandidos – um separatista de Donetsk, dois terroristas russos: da Rostov e de Krasnodar da federação russa. Os pais do Stepan sentem as dificuldades de falar sobre o filho no passado, mas eles estão muito orgulhosos dele. E em memória do filho publicaram um folheto tocante com os seus registos pessoais de criança que quebram a alma...
O meu bisavô do lado materno, Semen Peresadylo era um comunista, no início da guerra [nazi-soviética de 1941] foi para a frente e desapareceu em combate. Isso é muito difícil – não saber como ele morreu, onde está enterrado o seu familiar. É por isso que eu vou até [o monumento] da Chama Eterna e digo “Obrigado” ao meu bisavô e todos os militares que morreram pelo céu pacífico sob as nossas cabeças, para que tenhamos hoje o nosso próprio país, a nossa língua materna. Eu acho que o meu bisavô morreu como um herói.

Stepan foi autor destas linhas simples, mas sinceras:

Seja Kyiv ou seja Donetsk –
é tudo Ucrânia, irmãos,
E isso é em caso nenhum
Nos devemos esquecer.

As criaturas que apagaram a luz dos seus olhos são a essência do “mundo russo trazida para Ucrânia pelo Putin e os seus afiliados.

Stepan Chubenko era o guarda-redes / goleiro do clube de futebol FC Avangard, estudava na escola № 12, tinha submetido os documentos para admissão numa das universidades de Kyiv. No dia 8 de maio de 2016, ele foi condecorado, à título póstumo, com a distinção popular voluntária “Herói do povo da Ucrânia”.
Stepan não teve tempo para viver uma grande vida. Ele fez uma escolha que muitos adultos foram incapazes. Ele tornou-se um pequeno símbolo de resistência civil, da Donbas ucraniana que não pode ser esquecida e que realmente deve ser ouvida e compreendida.

No torneio estarão presentes os pais de Stepan, a sua mãe continua à ensinar numa escola secundária de Kramatorsk, quem que têm a oportunidade – venham para os apoiar (por Yuriy Butusov).

Glória e Memória eternas.

Sem comentários: