quinta-feira, julho 16, 2015

Voo MH17 na Ucrânia foi derrubado por um míssil russo

Os investigadores holandeses dos acidentes aéreos chegaram à conclusão do que o Boeing-777 da “Malaysia Airlines”, abatido no leste da Ucrânia em 17 de julho de 2014 com 298 passageiros à bordo, foi derrubado por um míssil russo.
O relatório final de investigação ainda não foi divulgado, mas CNN teve acesso aos novos detalhes do draft de relatório investigativo sobre o voo MH17. Os investigadores holandeses dizem que evidências apontam às forças russo-terroristas, como sendo responsáveis por derrubar MH-17, de acordo com uma fonte que tenha visto o relatório.
O voo “Malaysian Airlines” caiu na região de Donetsk (localidade de Hrabove) na Ucrânia. De acordo com duas fontes com conhecimento da investigação, o draft do relatório investigativo de autoria da Agência de Segurança Aérea holandesa que lidera as investigações do caso, já foi distribuído para análise de inúmeras agências em todo o mundo, incluindo o National Transportation Safety Board, Administração Federal de Aviação (EUA) e a Boeing.
O draft de relatório é de várias centenas de páginas. Segundo uma fonte próxima à investigação, o relatório aponta o tipo exato de míssil usado ​​para derrubar MH17 e a sua trajetória. Outra fonte com conhecimento de pormenores do relatório diz que nele existe um cronograma minuto à minuto de vôo de MH17. Esta fonte também diz que não só o draft aponta de onde o míssil foi disparado, mas o documento identifica quem estava no controlo do território e acusa do derrube de MH17 as forças russo-terroristas.
De acordo com as duas fontes, o relatório também aponta alguma culpa à “Malaysia Airlines” pela gestão de rotas dos seus aviões naquele dia. Pois, de acordo com o relatório, “Malaysia Airlines” não estava atenta aos avisos aos aviadores (NOTAM) de outros países e continuou a sobrevoar a zona de conflito. /.../

O relatório final deverá ser apresentado e publicado na primeira metade de outubro de 2015.

Fonte (em inglês) e 58 fotos:

Blogueiro
O camião-cavalo "Volvo", usado pelas forças russos-terroristas no transporte dos mísseis "Buk-M1"
Como é do conhecimento público, Malásia insiste na criação do tribunal internacional que irá investigar o derrube do Boeing-777 no Donbas. A delegação da Malásia na ONU apresentou um projecto de resolução do Conselho de Segurança, exigindo a criação de um tribunal internacional para conduzir a investigação independente do caso de vôo MH17. A posição da Rússia é totalmente oposta, nas palavras dos responsáveis do MNE da federação russa, o país está se opondo à criação do tribunal por duas razões: em primeiro lugar, “porque a investigação ainda está em curso” e porque “em todas as outras situações semelhantes nenhum tribunal foi criado”, escreve news.mail.ru.

Sem comentários: