quinta-feira, julho 16, 2015

Cuba: o capitalismo híbrido comunista

O renomado jornalista e repórter americano, Jon Lee Anderson, publicou na revista americana “New Yorker” a receita de se tornar o novo rico na nova Cuba.

É um texto que retrata um mundo que está a mudar e depressa: “Para um visitante, Havana parece muito na mesma, como estava há décadas – as pessoas em pontas soltas, edifícios afligidos, mas tem havido uma explosão de pequenas empresas privadas e, com eles, bolsas da prosperidade estimulante. Pela primeira vez desde os anos 1960, quando Castro declarou uma “ofensiva revolucionária” para “eliminar todas as manifestações de comércio privado”, os cubanos estão autorizados a tomar conta de suas vidas materiais. As pessoas estão melhor vestidas; há mais carros na estrada; e em todos os lugares há novos restaurantes, bares e pousadas, onde cubanos alugam os quartos aos visitantes estrangeiros. No início de abril, Airbnb, anunciou o início de suas operações cubanas.”

Ou seja, bastou o mínimo de liberdade económica para a vida das pessoas começar a melhorar – e isso mesmo antes de chegarem os turistas americanos em massa. Mesmo assim, a perspectiva do repórter não é muito entusiasmante: “Cuba parece vinculada à um campo não muito diferente do Vietname e China: os estados comunistas híbridos em que os cidadãos gozam poucas liberdades políticas e uma liberdade económica significativa.”

Ler o artigo original em inglês “Opening for Business”:

Sem esquecer de ler as últimas novidades de Cuba no blogue da Yoani Sánchez:
http://www.14ymedio.com/blogs/generacion_y

Sem comentários: