sábado, julho 25, 2015

Ucrânia proíbe os partidos comunistas

Ucrânia oficialmente proibiu os três partidos comunistas existentes no país, retirando o seu estatuto de partidos políticos, proibindo, assim, a sua participação nas eleições, informou o ministro de Justiça, Pavlo Petrenko.

Na conferência de imprensa, no último dia 24 de julho, o ministro informou que no país estão oficialmente proibidos o Partido Comunista da Ucrânia (KPU), Partido Comunista (reformado) e Partido Comunista dos operários e camponeses, os dois últimos são grupos pouco conhecidos e sem nenhuma representação parlamentar.

Como explicou o ministro, após a aprovação das leis sobre a descomunização da Ucrânia, no país foi criada uma comissão independente que durante um mês estava verificar os partidos, ora proibidos, sobre a sua conformidade para com a nova legislação. Na base das conclusões da comissão, o ministério da Justiça chegou à conclusão do que os três partidos: “nas suas atividades, nos nomes, nos símbolos, no estatuto e no programa não atendem aos requisitos da lei ...Sobre a condenação dos regimes totalitários comunista e nacional-socialista (nazi) na Ucrânia e na proibição de propagação dos seus símbolos”.
Além disso, o ministro prometeu levar o caso criminal contra os comunistas até o fim.  

“Essa força política e de dois outros partidos comunistas desde hoje não podem ser os sujeitos do processo eleitoral e não podem participar na vida política do país”, disse o ministro da Justiça, citado pela agência de informação "Interfax-Ucrânia". Pavlo Petrenko também frisou que o Ministério da Justiça irá levar o processo de proibição de todos os partidos comunistas à sua conclusão lógica no tribunal.

Os materiais sobre as actividades criminosas de comunistas já foram entregues ao tribunal, mas o julgamento foi adiado e ainda está em curso, disse nesta sexta-feira o secretário do Conselho da Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Olexander Turchynov. O pedido de proibição do Partido Comunista da Ucrânia foi entregue ao Ministério da Justiça e ao Serviço de Registo Estatal ainda em julho de 2014. Na primavera de 2015 o caso foi transferido ao Tribunal de Recurso Administrativo de Kyiv.
Cidade de Kolomyia (Ucrânia Ocidental): as pedras tumulares do cemitério judaico serviram de base ao monumento do Lenine, ora derrubado em 1991
Os comunistas da Ucrânia criticaram duramente as ações do Ministério da Justiça e as classificaram de “arbitrariedade”. Alguns esquerdistas europeus e o líder dos comunistas russos também “se indignaram” com a decisão soberana da Ucrânia, escreve a DW.

Blogueiro: imaginamos que a esquerda realmente irá “indignar-se”, principalmente se a proibição será validada pelo tribunal. Especialmente aos que têm a memória curta ou não possuem nenhuma memória histórica, aconselhamos ver o filme documental The Soviet Story (A História Soviética), para comprovar, de forma isenta e documental, uma realidade objetiva: o comunismo e nazismo são irmãos gémeos e como tal, devem ser proibidos, não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

A História da União Soviética (filme em nove partes, legandado em português, a 1ª parte):
https://www.youtube.com/watch?v=ewY_k-jFlvk
Bónus

“Os servidores do povo”, Leonid Brejnev e Josip Broz Tito, durante as atividades de caça, em 1973, algures na Ucrânia (FONTE).

Sem comentários: