segunda-feira, maio 04, 2015

Monstros juntos: uma aliança diabólica

http://www.amazon.com/The-Devils-Alliance-Hitlers-1939-1941/dp/0465030750
Sugerimos à vossa atenção e leitura, o artigo Monsters Together do historiador americano John Lukacs, publicado na New York Review of Books, dedicado ao livro The DevilsAlliance: Hitlers Pact with Stalin, 1939–1941”, da autoria do historiador britânico Roger Moorhouse (comprar, ler trechos, ISBN: 9780465030750).
 
No texto Lukacs resume o que se passou nos 22 meses em que Hitler e Estaline foram aliados: desde o pacto Molotov-Ribbentrop até ao início da "Operação Barbarossa":
Assinatura do pacto entre Alemanha Nazi e URSS: Molotov, von Ribbentrop e Estaline
Estaline fez muitos gestos amigáveis à Alemanha, incluindo acelerar as entregas de produtos soviéticos. Ele não reagiu, no mínimo, à um aviso de Churchill sobre um potencial ataque alemão contra a União Soviética. Nos dez dias antes da invasão nazi, (existindo) todos os tipos de informações sobre a ameaça alemã, não obstante, Estaline fez o seu melhor, ou seja o seu pior, afirmando a sua fé em Hitler e na Alemanha. Não conheço uma única ocorrência de tal comportamento abjeto (era o que era) por um estadista de uma grande potência. O ataque alemão chocou Estaline (colocando o) em silêncio no início. As palavras de Molotov, após a declaração de guerra alemã também diziam: “Será que nós merecemos isso”), as primeiras ordens de Estaline ao Exército soviético eram para não resistir de tudo. Levou horas, após a invasão, até ao meio-dia, antes que ele ordenou ao exército à resistir.

Corrida de Vitória se perde na lama

Na região russa de Carélia, nas localidades anexadas à Finlândia em resultado da Guerra de Inverno (Talvisota) de 1939-40, os participantes de um ralli, dedicado ao 70º aniversário da Vitória russa na II G.M. se perderam na lama das estradas regionais, informa a edição local «Stolica»: «as estradas da frente (da batalha) obrigaram 4/5 dos participantes à voltar para trás», – escrevem os organizadores. No total, no ralli participaram 35 viaturas, escreve Hromadske TV.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo, sou brasileiro e como voce repudio toda a politica podre e imunda desses ditadores nazi-fasci-socio-comunistas.

Como poderemos resistir a estes porcos? Voce deverá saber que o brasil se encontra ja nas mãos desses nojentos desgraçados.

A única coisa que digo é: nao se entregar!!! Obter armas e resistir bravamente. Mortos seremos ou estaremos se nos entregarmos.

viva a ucrânia, viva a liberdade!!!

grande abraço!