domingo, maio 04, 2014

Odessa: a noite de todas as decisões

Após a operação popular anti-terrorista em Odessa do dia 2 de maio, no dia 4 os separatistas contra-atacaram. Cerca de 1000 pessoas, usando as velhinhas tresloucadas como os escudos humanos, bloquearam o Departamento do Ministério do Interior de Odessa. Os separatistas conseguiram na justiça (?) a libertação dos seus comparsas, mas não conseguiram capturar as armas. Os acontecimentos desta noite irão ditar se as forças ucranianas conseguirão segurar a cidade ou se Odessa se transformará em foco do terrorismo separatista (para já chegam as informações do que os separatistas estão levar nas fuças)...

Os russos 

Entre os agitadores que estavam por trás dos confrontos em Odessa foram detidos pelo menos três cidadãos da Rússia, informa a secreta ucraniana SBU. Os respetivos documentos foram entregues ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Um dos detidos é Mefedov Evgeniy Igorevich, nascido em 1983 na cidade de Iochkar-Ola. Nas suas próprias palavras o pai trabalha no Ministério das Situações de Emergência da Rússia.

Outros detidos são Krasilnikov Andrey Vladimirovich (1966), morador da cidade de Nijni Novgorod e Zolotashko Aleksandr Aleksandrovich (1976), nas suas próprias palavras o pai é funcionário dos Tropas de interior da Rússia.

O MNE da Ucrânia informou que: “Há toda a razão para afirmar que a tragédia (em Odessa) foi previamente planeada e foi uma ação financiada generosamente pelos serviços russos especiais, cujo objetivo era provocar uma explosão de violência em Odessa e desestabilizar toda a região sul da Ucrânia.

Os cidadãos russos detidos já fornecem os depoimentos. Estamos convencidos de que uma investigação completa e imparcial, que é realizada por agências de lei e ordem da Ucrânia, permitirá revelar não só os autores diretos da tragédia, mas também os seus marionetistas e patrocinadores, tanto na Ucrânia, como na Rússia”, – salientou o MNE ucraniano, informa Censor.net.ua

As forças por trás dos separatistas

As provocações que tiveram lugar em Odessa e levaram aos confrontos e mortes em massa, ocorreram por interferência externa e foram financiados por dois ex-funcionários do governo do Viktor Yanukovych, que se escondem no país vizinho – Serhiy Arbuzov (ex-1º Vice-primeiro ministro) e Olexander Klimenko (ex-chefe da Autoridade Tributária).

Os eventos, envolvendo as forças militares irregulares do território não reconhecido internacionalmente da Transnístria foram coordenadas pelos grupos de sabotagem da Federação Russa.

Neste momento, SBU, juntamente com o Ministério do Interior está tomar as medidas operacionais e de investigação para identificar as vítimas dos eventos em Odessa, e os seus organizadores, informa o Serviço de Imprensa do SBU.

Escreve o Ministro do Interior Arsen Avakov:

“Eu não tenho palavras para expressar a minha raiva pelo facto vergonhoso de liberarem 10 provocadores que contribuíram em Odessa pela morte de 43 pessoas e ferimentos dos 160 /.../ os provocadores detidos deveriam ser escoltados ontem à noite para Kyiv. Contudo, o Procurador-Geral Adjunto proibiu diretamente a sua transferência fora de Odessa. Como resultado, o departamento de polícia da cidade foi bloqueado, polícia recebeu ordens para não libertar os provocadores e se preparar para repelir o ataque. No entanto, o Ministério Público ordenou a libertação dos detidos. Essa decisão da procuradoria requer a investigação mais séria possível. A libertação dos provocadores pode levar aos novos surtos de violência em Odessa.

Ação do MINT: toda a liderança do MINT provincial foi demitida na íntegra, foram abertos os processos-crime. O novo chefe do departamento de polícia de Odessa, Ivan Katerynchuk chegará neste momento (general Katerynchuk já chegou, na foto em baixo).
O general Ivan Katerynchuk (moreno à esquerda) já trabalha em Odessa 
Em geral, as minhas conclusões são: as autoridades de lei e ordem da Odessa necessitam da demissão imediata de toda a sua liderança, incluindo os comandantes do nível médio e sénior do Ministério do Interior, do SBU, da Procuradoria. Esses órgãos trabalham em Odessa apenas para a proteção do contrabando. Despedir os na totalidade.

A influente blogueira de Odessa, Zoya Kazanzhy escreve:

Parece que Odessa agora terá um novo Governador” (existe a informação do que o novo Governador poderá ser Ihor Palitsya, de momento o vice-governador da província de Dnipropetrovsk).

No entanto, o Governador de Odessa em funções, Volodymyr Nemirovsky, informou que na cidade está ser criado o batalhão da defesa territorial, unidade especial militar de 400 efetivos. Os objetivos do batalhão são: “a reconstituição rápida da lei e ordem na região”.

O batalhão é formado pelo estado-geral do Ministério da Defesa da Ucrânia e dirigido pelo chefe da Administração estatal de Odessa. O batalhão será co-financiado pelo fundo empresarial privado. Os membros do batalhão terão o fardamento militar e portarão as armas, todos os voluntários poderão se dirigir ao comissariado militar de Odessa, termina Nemirovsky.

Bônus:

Reportagem fotográfica detalhada dos acontecimentos de Odessa:

Os patriotas ucranianos salvam os separatistas no Edifício dos Sindicatos:


A “mão” do Washington D. C., na Ucrânia, Geoffrey Pyatt (com a camisa cor-de-rosa) numa ação subversiva em Kyiv: 

Sem comentários: