domingo, junho 12, 2011

Operação Wisla: última viagem para casa


O filme documental Última viagem para casa conta a história da viagem de um grupo de ucranianos idosos de várias cidades da Polónia que embarcam em uma jornada para ver a sua terra natal. Lá eles se encontram com os amigos, falam sobre os horrores de deportações, a assimilação forçada e da vida vivida.
O filme do realizador Roman Kryk fala sobre o destino de pelo menos 140.000 ucranianos deportados à força em 1947 durante a Operação Vistula (Akcja Wisła) dos territórios ucranianos do Bieszczady e Baixo Beskidy situados na Polónia actual. A limpeza étnica visava destruir as bases do movimento de resistência ucraniana no leste da República Popular da Polónia, assimilar e polonizar as populações ucranianas, dispersando as por todo o país, não permitindo os contactos entre os ucranianos.

O filme produzido com o apoio da Fundação Losy Niezapomniane (Almas Inesquecidas) desmistifica vários mitos sobre a operação – por exemplo, muitos polacos acreditam que Operação Wisla não prejudicou os ucranianos, porque supostamente, estes se mudavam para as casas deixadas por famílias alemãs, também expulsos do oeste da Polónia após o fim da II G. M., proporcionando acomodação “maravilhosa e espaçosa” aos ucranianos.
Além dos depoimentos dramáticos das testemunhas dos acontecimentos, o filme apresenta os comentários dos historiadores polacos e ucranianos.

Ler mais sobre a Operação Wisla (em ucraniano):
http://www.lemko-olk.com/akcja.php

Museu da Ocupação Soviética em Kyiv:
http://www.memorial.kiev.ua

Ver o filme completo no YouTube (49’41’’):
http://www.youtube.com/watch?v=3C2JASIvGY0&feature=share

1 comentário:

dp disse...

Tu blog está mejorando día a día. El trabajo es muy bueno y ayudás a difundir la verdad sobre muchas atrocidades que padecieron nuestros mayores.
Te felicito
Daniel Pena
Argentina
htt://danieleugeniopena.blogspot.com