sexta-feira, agosto 06, 2021

A história da primeira onda da emigração ucraniana no Egito

Na primavera de 1920 chegaram ao Egipto cerca de 4.500 refugiados vindos do desmoronado império russo. Três quartos deles eram ucranianos ou de origem ucraniana.
A capa da revista literária e artística ucraniana "Nas ruínas", parte 6-7, 1921
(campo Sidi Bish, Egito). Fonte: Arquivo Central Estatal da Ucrânia.

No início de 1921, eles foram transferidos para o antigo acampamento de POW turcos em Sidi Bishr na costa do Mediterrâneo, nos arredores de Alexandria. Em 1922, as autoridades do Egito entregaram quase todos esses refugiados à Liga das Nações e os levaram para a Bulgária.

Acampamento em Tel el-Kebir. Quadro do feneral Fedor Rerberg, 1920

O engenheiro Hryhoriy Bozhok (1890, Hlukhivschyna – 1993, Austrália), era oficial do 1º Regimento ucraniano de reserva de Odessa, militar da república Popular da Ucrânia (UNR). Esteve no Egito na primavera de 1920 entre cerca de 4.500 refugiados do antigo império russo. Três quartos deles eram ucranianos ou tiveram origem ucraniana. Todos se estabeleceram em um acampamento de tenda no deserto em Tel el-Kebir (estação ferroviária entre Cairo e Canal de Suez). As histórias destes refugiados a as suas vivências foram contadas por engenheiro Bozhok neste pequeno livro de apenas 24 páginas.

Ler o texto

O livro de suas memórias foi publicado em 1946 na cidade alemã de Regensburg.

O autor das memórias engenheiro Hryhory Bozhok
(1890, Hlukhivschyna - 1993, Austrália).

Ler o livro em ucraniano (formato .djvu) ou online.

Sem comentários: