sexta-feira, agosto 06, 2021

Sistema russo “Pantsir-S” abate o drone russo “Forpost-R” na Síria

Recentemente o complexo russo “Pantsir-S” abateu na Síria um drone, também russo, “Forpost-R”, tecnologicamente compatível com armamento da era soviética. 

Em 28 de julho, a Gazeta Russa relatou que “um veículo aéreo não tripulado dos militantes foi destruído pelas forças da defesa antiaérea síria com uso do sistema russo “Pantsir-S”.

Mais tarde, outra publicação russa escreveu que segundo as “informações corrigidas o drone abatido é uma modificação da Bayraktar turco”. A mesma publicação especulava que o aparelho pertencia a Turquia ou ao Israel.

A euforia deste tremendo sucesso desapareceu rapidamente, quando as primeiras fotografias publicadas revelaram claramente que o aparelho abatido era russo “Forpost-R”, fabricado em 2020.

A modificação R, lançada em 2020 foi apresentada pela Rússia como a implementação de soluções tecnológicas internas, para garantir a máxima substituição das peças de importação.


Na realidade, o “Forpost-R” destaca-se pela “ausência de chips modernos e “pelo elementos analógicos primitivos e conectores, que parecem transitados da época da URSS”, escreve a página militar Sprotyv.info  

Naturalmente, nada mais foi escrito na imprensa russas sobre o caso.

Sem comentários: