quinta-feira, agosto 05, 2021

A história desconhecida da escravocracia socialista

Em 1963-64, a situação financeira da Alemanha Socialista ficou tão péssima que as autoridades comunistas começaram a venda dos prisioneiros políticos à Alemanha Ocidental. Este sistema secreto foi chamado de Haeftlingsfreikauf.

“Entre 1963/64 e 1989, a Alemanha Ocidental vendeu cerca de 33.755 prisioneiros políticos e 250.000 de seus parentes; para eles receberam 3,5 bilhões de marcos alemães, conta o historiador alemão Andreas Apelt.

“Neste caso, ambas as partes estavam interessadas, RDA, uma vez que precisava de uma moeda ocidental, e a Alemanha Federal, que queria libertar pessoas de prisões socialistas com as suas condições desumanas”.

Os prisioneiros políticos também eram trocados por bens, como café, cobre ou óleo.

No entanto, nenhum lado queria que se tornasse bem conhecido: a RDA não queria mostrar seu falhanço estrutural, e a República Federal da Alemanha não queria ser reconhecida pelo apoio financeiro ao regime comunista.

Portanto, as transações de escravos socialistas eram mantidas em segredo: as pessoas foram vendidas em cantos escuros da ferrovia subterrânea U-Bahn ou atravessadas pela fronteira com autocarros/ônibus com registos variáveis. Nos pontos de verificação, as matrículas de viaturas eram mudadas, de modo a não causar suspeita no outro lado.

No entanto, prisioneiros que viajaram da Alemanha Socialista não eram autorizados à trazer nada além de suas roupas. O resgate de uma família de três pessoas (dois adultos e uma criança) poderia ser estabelecido em cerca de 100.000 marcos RFA ou cerca de 40.000 marcos por pessoa.

Ler mais em inglês.

1 comentário:

Fernando Nagle disse...

Por favor corrijam a tradução. Não são marcas alemãs e sim MARCOS alemães, a moeda da época.