segunda-feira, outubro 19, 2009

Um russo étnico na guerrilha ucraniana de UPA

Volodymyr Chermoshencev é um russo étnico, nasceu na região de Volga. Cedo perdeu o pai, que ao tentar proteger os escassos bens alimentícios da família (o regime soviético confiscava mesmo a comida que se encontrava nas casas das pessoas), foi assassinado pelos comunistas em frente do jovem.

Em 1933, Volodymyr tinha apenas 6 anos, a Holodomor fustigava a sua região, a família foi salva apenas pela proximidade da estepe, eles comiam os ratos, as lagartixas. A procura de uma vida melhor, com a mãe e a tia, fugiram para Ucrânia, mas em vez de encontrar o “celeiro da Europa”, testemunharam a terrível fome.

Em 1942 foi prezo pelos nazis e enviado à Alemanha, fugiu, foi preso mais uma vez, mas libertado pelos guerrilheiros do Exército Insurgente Ucraniano (UPA). Os guerrilheiros, primeiramente acharam que o rapaz, que falava apenas o russo, era um espião, mas rapidamente entenderam a sua situação e ele se tornou o ajudante do campo do comandante da centena do UPA de Dubno, Yuri Chukovskiy.
A guerrilha ucraniana combatia principalmente as tropas do NKVD, por causa dos massacres constantes contra as populações civis ucranianas. Em um destes combates, Volodymyr foi preso, os carrascos soviéticos lhe partiram dentes e várias costelas, cortaram os dedos com o alicate, tentando arrancar a informação sobre a guerrilha. Mas o jovem conseguiu fugir mais uma vez, voltando a Crimeia, onde vivia a mãe. Foi preso novamente, acusado de roubo de uva e a recusa de se juntar ao exército vermelho, foi sentenciado à 10 anos de campos de concentração. Os soviéticos não souberam sobre o seu passado guerrilheiro, senão ele seria fuzilado.
Slogan do UPA: Liberdade aos Povos! Liberdade à Pessoa!
Apenas após a Independência da Ucrânia, Volodymyr Chermoshencev contou toda a verdade sobre o seu passado guerrilheiro, a sua vida até mereceu um livro.

...a ocupação russa de 2014
Na sua chegada ao Ternopil em março de 2014
Por quase 50 anos Volodymyr Cheremoshentsev viveu na Crimeia nos arredores da cidade de Bakhchysarai. Na península faleceu a sua esposa e três filhos. Apesar das muitas saudades, a sua vida estava se compor. Até que em 2014 Crimeia foi ocupada pelo exército russo, com ajuda dos colaborantes locais.
Imediatamente após o “referendo”, o veterano ucraniano de 88 anos começou receber as ameaças graves, vindas dos membros das milícias separatistas: Sabemos que és russo e que também foste nacionalista ucraniano, eras banderista, serás julgado pela lei militar russa.

Os “valentões” insultavam o Sr. Volodymyr na rua, atiravam lhe as beatas e lhe cuspiam. Comportando-se de acordo com os melhores práticas e costumes do seu “mundo russo”.
O veterano do UPA não temia as ameaças, mas com a sua idade avançada não quis sofrer as humilhações às mãos da gente desonrada. Como tal, ainda em março de 2014 se mudou para Ucrânia continental, escolhendo a cidade de Termopil para viver o resto da sua vida tranquilamente: “eu não queria ficar enterrado na mesma terra com estes inimigos”.

A escolha da cidade de Termopil Sr. Volodymyr explica de seguinte forma: “é uma cidade sagrada da Ucrânia. Aqui começou UPA, as pessoas sabiam o que é Ucrânia”.
Na sua nova casa na cidade de Ternopil (2014)
Na cidade de Ternopil o veterano ucraniano recebe a sua reforma, aqui terá a nova casa aquele que sempre dizia: – Eu jurei amar a Ucrânia, o povo ucraniano. Eu até tenho o orgulho quando me chamam de banderista, eu sou banderista, não lutei por qualquer coisa, lutei pela Ucrânia! 

Bónus 
UPA: eles lutaram pela Independência da Ucrânia. Eles ganharam!
http://www.youtube.com/watch?v=TDaczdSiCpI

Sem comentários: