quinta-feira, outubro 08, 2009

Angola e o fim da URSS

O jornalista português José Milhazes, correspondente do jornal Público e da televisão SIC em Moscovo, lança em Portugal o livro que explica como a presença soviética em Angola (e na África Austral) contribuiu para o fim deste Império do Mal.

O enfoque deste livro, como o próprio título sugere, é uma tentativa, ensaiada pela primeira vez, de colocar em perspectiva uma série de questões altamente controversas, e em grande parte desconhecidas, sobre um passado ainda envolto em secretismo: o expansionismo militar soviético na África Austral, mais propriamente em Angola. Para tal, o autor acedeu a documentação dos arquivos soviéticos (russos) e entrevistou veteranos de guerra, bem como altas personalidades da política soviética. O presente volume oferece, assim, uma ampla gama de matérias para todos quantos se interessam pela ingerência soviética em Angola e até no Golfo da Guiné. Toda a sua estrutura se ampara, do princípio ao fim, em fontes soviéticas (russas), trazendo ao conhecimento dos leitores de língua portuguesa um debate que, pouco a pouco, apesar do difícil acesso às fontes, começa a despontar no firmamento das preocupações da intelligentsia russa e a dar os primeiros frutos: o de saber até que ponto a intervenção em África, ditada por objectivos geopolíticos e expansionistas, respondeu efectivamente aos interesses globais do Estado soviético (russo) e quais as causas do seu fracasso.

O lançamento terá lugar na livraria Círculo das Letras, na rua Augusto Gil, 15B, em Lisboa (entre a Av. de Roma e o Campo Pequeno), no dia 9, pelas 18h30.

p.s.
Para adquirir o livro, poderá entrar em contacto com a editora: http://www.novavega.pt
Preço: 16,80 €
ISBN: 9789726999287

Sem comentários: