Tudo isso é uma boa notícia para Ucrânia, para os ucranianos e para as suas Forças Armadas, assim como para todo o mundo civilizado.
O Ministério da Defesa da rússia anunciou que está retirando equipamentos militares pesados da «Wagner». “A Guarda Russa terá armas pesadas e tanques, esta questão foi discutida com o presidente, disse o seu chefe, general Zolotov”. O equipamento pesado não poderá aparecer do nada, será retirado da linha da frente, dos locais de conservação ou será fabricado e depois entregue à Rosguardiya (logo, menos armamento para a linha da frente). FSB anunciou que hoje encerrou o caso sobre rebelião armada na rússia. Enquanto isso, o avião de Prigozhin já pousou no aeródromo belarusso de Machylishchi.
Nas suas intervenções putin informou que a empresa militar privada Grupo Wagner foi financiada, entre maio de 2022 e maio de 2023, pelo estado russo, à partir do orçamento do estado no valor de 86 biliões de rublos (acima de 1 bilhão de USD). Além disso, o grupo comercial «Konkord», pertencente ao Prigozhin, faturou outros 80 biliões de rublos (cerca de 1 bilião de USD) no fornecimento de alimentos ao exército russo. putin prometeu que agora os contatos serão investigados. Aparentemente isso pode significar, que Prigozhin não será perseguido devido ao golpe de estado, mas sob acusação de cometimento de crimes económicos.
O chefe da RosGuarda Zolotov: «a tentativa de rebelião da EMP «Wagner» foi preparada pelo Ocidente». Ou seja, Kremlin pagou cerca de um bilhão de euros por ano ao Prigozhin, e o Ocidente organizou uma rebelião de graça.😺
No entanto, a TV árabe Al-Arabiya diz que os escritórios da Wagner estão sendo alvo de buscas na Síria. As forças russas prenderam o topo e os comandantes da Wagner. Até nisso, rússia está se assemelhar aos países do terceiro mundo, onde este tipo de situações acontece com alguma frequência: os generais que se rebelam, os heróis de ontem que pegam às armas para não serem executados amanhã, etc.
Resumindo, putin, muito provavelmente, irá liquidar e despedaçar o império comercial do Prigozhin, para de seguida, criar um novo «exército especial», em forma da sua guarda pretoriana. O chefe da RosGuarda Zolotov saiu muito reforçado de todo este caso e em potencial, ele poderá ser tentado tomar o poder pela força, na primeira oportunidade que surgir, no mínimo, após a morte, natural ou não, do putin.
Por fim, vem uma nova anedota russa:
Zolotov em 27 de fevereiro de 2022: Kiev quase se rendeu!
Zolotov 27 de junho de 2023: sabíamos que iríamos vencer, eles não teriam tomado Moscovo/u.
Sem comentários:
Enviar um comentário