sexta-feira, setembro 20, 2019

Israelitas fazem o primeiro filme em hebraico sobre Holodomor ucraniano

“Com este filme, quero quebrar o silêncio em Israel sobre Holodomor”, disse o ator, diretor e produtor israelita/israelense Dim Amor numa entrevista ao Ukrainian Jewish Encounter.

por: Shimon Briman (em Israel)

O filme está sendo filmado às custas próprias da “Academia de Artes Cénicas” – uma escola particular de Dim Amor de preparação de atores. Os seis principais atores (Alina Rubin, Tanya Tal Makhin, Ruslan Vilnitsky e outros) são cidadãos israelitas/israelenses, alguns dos quais nasceram na Ucrânia. O hebraico será o idioma do filme, também serão produzidas as legendas de outros idiomas. O guião também foi escrito em hebraico.

As filmagens de inverno ocorrerão em dezembro de 2019 na vila de Dukhanivka, no distrito de Konotop, na região de Sumy – no local foram encontradas casas autênticas com telhados de palha. Uma empresa ucraniana parceira fornecerá adereços e automóveis da década de 1930, além de artistas locais como extras.

A área de Sumy é a região nativa do criador deste filme, Dmytro Shatokhin. Dmytro, que foi chamado de “Dim-Dim” na sua família, nasceu em Konotop em 1984, estudou numa escola ucraniana local e se repatriou ao Israel aos dezassete anos. Em 2003-2006, ele serviu nas Forças de Defesa de Israel (IDF) na divisão de combate Givati. Após o serviço militar, o jovem estudou nas escolas de arte cénica de Yoram Levinstein e de Yuval Karmi. Ele adotou o pseudónimo Dim Amor, no qual seu sobrenome profissional escolhido é “Roma”, a sua cidade preferida, soletrada de trás para frente.

Em 2016-2019, um grupo de jovens artistas israelitas/israelenses da “Academia de Artes Cénicas” de Dima Amor passou por ensaios de teatro em Kyiv. Uma nova viagem que oferece um estágio profissional para israelitas/israelenses na Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kyiv ocorrerá em fevereiro de 2020.
Jovens artistas israelitas/israelenses durante o ensaio de teatro em Kyiv
O filme será chamado de “Fome”. O enredo contará a história de uma família – a mãe com seis filhos e os horrores da fome que caem sobre eles.

É interessante notar que imediatamente após o anúncio do início das filmagens o diretor recebeu mensagens dos institutos de teatro de Moscovo e de São Petersburgo sobre o fim de todo tipo de cooperação com a sua Academia. Muitas figuras teatrais russas o removeram dos seus amigos na rede social do Facebook.
A jornalista judia que alertou o mundo do Holodomor na Ucrânia
Dim Amor espera que o filme seja exibido em 2020, e não apenas nos cinemas israelitas/israelenses e no festivais de cinema. O jovem diretor enfatizou: “Eu realmente quero que o filme seja exibido no Knesset. Espero que nosso filme seja capaz de influenciar a posição dos parlamentares israelitas/israelenses na questão de reconhecer Holodomor [ucraniano] como genocídio”.

Ler mais em inglês ou ucraniano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Wow! Estou bem kmptessionada com o trabalho! Era hora!