sábado, setembro 07, 2019

Oleg Sentsov é libertado e está na Ucrânia!

O realizador Oleg Sentsov, POW ucraniano, falsamente condenado aos 20 anos de prisão na Rússia, retornou à Ucrânia como parte de uma troca de prisioneiros entre Ucrânia e Moscovo.

A transmissão ao vivo do aeroporto de Boryspil, onde os prisioneiros ucranianos são recebidos pelo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, é realizada pelo canal de televisão Hromadske.



Falando no aeroporto, Zelensky disse que procuraria libertação adicional de todos os prisioneiros ucranianos em poder russo.

A troca em 7 de setembro ocorreu de acordo com o esquema “35 por 35”. Como parte do acordo Ucrânia libertou o editor-chefe da delegação ucraniana da agência noticiosa russa RIA Novosti Kirill Vyshinsky e Volodymyr Tsemakh – a testemunha chave no caso do abate russo do Boeing da Malásia no verão de 2014.
Comandos ucranianos capturam separatista envolvido na tragédia do Boeing MN17
É de notar que em julho de 2019 os comandos ucranianos capturaram Volodymyr Tsemakh (o chefe da “defesa antiaérea” das forças russo-separatistas da cidade de Snizhne) na retaguarda segura dos separatistas e o trouxeram para Ucrânia livre para ser julgado devido a sua participação direta no abate do Boeing-777 do voo MH-17, ocorrido em 17 de julho de 2014.

Sem comentários: