sexta-feira, maio 31, 2013

As paragens únicas da Ucrânia


A página ucraniana Myreport.com.ua, publica 70 fotos das “pequenas formas arquitetônicas”, ou simplesmente paragens dos autocarros, ao longo das rodovias ucranianas.

Muitos delas foram construídas ainda no antigo regime, algumas são parecidas com a obra de algum cubista do interior, outras são o exemplo ideal da propaganda das ideias comunistas. Infelizmente, muitos destes murais com mosaicos e afrescos estão em declínio, por isso vale a pena preservar digitalmente aquilo que ainda sobrou.

Hoje apresentamos uma coleção de fotografias, da autoria de diversas pessoas, que em vez de simplesmente passar pelos locais, tiraram uma foto para a posteridade.

Paradoxalmente ou não, mas a velha Europa também se interessa pelas paragens ucranianas. O viajante Christoph Brumme escreve no seu blogue sobre as paragens da Ucrânia: “A arte de mosaico abrange na Ucrânia muitas escolas e tendências estilísticas – expressionista e naturalista, arte social e arte pop. Cada obra de arte é única, a produção de cópias é o destino das culturas Ocidentais… Agora, o meu objetivo de vida: quero garantir que cem paragens mais belas de autocarro da Ucrânia e da Rússia sejam tomadas sob a proteção da UNESCO”.

No dia 10 de maio corrente uma reportagem sobre as paragens ucranianas foi publicada na revista alemã, Frankfurter Allgemeine Zeitung, e pode ser vista no blogue da comunidade Zupynka.

Sem comentários: