domingo, dezembro 20, 2009

Lejba Dombrowski, combatente do UPA

A história do Lejba Dombrowski é mais um pequeno grande prego no mito pró-soviético e anti – ucraniano sobre o “natural anti-semitismo ucraniano”, sobre “UPA anti-semita”, ou outras coisas do género, tão largamente usados e tão caros aos xamãs políticos de Kremlin.

O nacionalista ucraniano, judeu de origem, Lejba – Itzik Yosypovych Dombrowski, nasceu em 1910, na aldeia Olshanycia, distrito de Rokytnyanskiy, província de Kyiv. Residiu em Kyiv, onde recebeu a formação superior em direito na Universidade “Taras Shevchenko”. Foi membro do PC (b) entre 1929 e 1941. No dia 22 de Junho de 1941 foi mobilizado ao RKKA, serviu como escriturário. Em Outubro de 1941 foi aprisionado pelos alemães nos arredores de Poltava, disse aos alemães que era ucraniano, Leonid P. Dobrovskiy. No outono de 1941 fugiu (ou foi libertado por causa da doença) e chegou até a cidade de Korets na província ucraniana de Rivne, onde com ajuda do ucraniano Rostykus foi empregue no ginásio local. Em Novembro de 1941 se tornou o membro da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN). Com o pseudónimo de “Valeriy”, entrou no Exército Insurgente Ucraniano (UPA). Em Julho de 1943 Lejba Dombrowski se torna o funcionário do departamento político do Circunscrição Militar Geral UPA–Norte. Permaneceu na clandestinidade entre 1941 e 1944. Foi o autor dos famosos fanfletos do UPA, nomeadamente: “Apelo aos povos da Ásia e do Cáucaso”, “Os filhos do Turcomenistão”, “Tajiques”, “Os asqueres do Uzbequistão” e outros, além do ensaio político “Como o tsarismo moscovita subjugava os povos”.
TAJIQIES!
OS FILHOS DO TURCOMENISTÃO!
UZBEQUES, CAZAQUES, TURCOMANOS, TAJIQUES, BASHQUIROS,
TÁRTAROS, POVOS DOS URAIS, VOLGA E SIBÉRIA, OS POVOS DA ÁSIA!
OS ASQUERES DO UZBEQUISTÃO!
Em 1 de fevereiro de 1944 Lejba foi preso (na outra versão se entregou) pelo SMERSH. Entregou às autoridades alguns resistentes do baixo patente. Em 14 de outubro de 1944 o Tribunal Militar de Guarnição de Kyiv condenou o combatente do UPA, Lejba – Itzik Yosypovych Dombrowski aos 10 anos de prisão, 5 anos de perca de direitos políticos e confisco de todos os seus bens (ao abrigo dos artigos 54-1b e 54-11 do Código Penal da Ucrânia Soviética). O seu destino posterior é desconhecido.
A condenação núnero 967, processo número 1273. Secreto.
Fonte:
O Arquivo Estatal do SBU, Fundo 6, caso № 75134 FP
http://mosesfishbein.blogspot.com/2009/12/blog-post_2718.html

Obrigado ao oles-maasliouk (ua il).

Bónus
Ler a história do membro da OUN, ucraniano Fedir Vovk, um dos Justos entre as Nações

Sem comentários: