segunda-feira, dezembro 21, 2009

O bandurista japonês

O japonês Charlie Syuitsi Sakuma é um virtuoso bandurista, que sob o nome artístico de Sakumchuk, toca a bandura, difundindo a cultura ucraniana no Canadá e no Japão.

Senhor Sakuma é um fã incondicional da Ucrânia: estuda história dos cossacos ucranianos (usa o bigode cossaco), dança o hopak, come os holubtsi, quando toca a bandura, até coloca na cabeça um oseledets postiço. Graças a ele, recentemente cinco banduras foram exportadas para o Japão, onde neste momento são tocados por músicos locais.

Sr. Sakuma estuda na Academia de Música de Lviv “Mykola Lysenko” e na Escola – Internato Musical Especial “Solomiya Krushelnytska”, sonhando em seguir a carreira do bandurista profissional.

Profissionalmente, ele trabalha como electricista na cidade canadiana de Edmonton, nos seus tempos livres toca a bandura e dança o hopak no rancho folclórico Verkhovyna. Pela primeira vez ouviu falar sobre a Ucrânia aos 30 anos, quando emigrou para o Canadá, onde trabalhou em um restaurante japonês.

A capital ucraniana, Kyiv, desiludiu Cherlie Sakuma: lojas ocidentais, os seus nomes escritos em inglês, o verdadeiro espírito ucraniano sentiu apenas em Lviv. Onde, na fábrica “Trembita”, única de género, foi levantar as banduras, encomendadas via Internet.

Hoje, Cherlie Sakuma é um dos principais popularizardes da cultura e ideia ucraniana no mundo, tornando-se uma ponte cultural, que liga a Ucrânia e a sua pequena, mas muito activa e patriótica diáspora no Japão.

Fontes & ler mais em ucraniano:
http://sumno.com/article/charli-syuitsi-sakuma-yaponskyj-kobzar (vídeo)
http://miok.lviv.ua/index.php?option=com_content&view=article&id=302:2009-06-01-10-54-04&catid=42:2009-03-05-08-40-05&Itemid=106
http://www.youtube.com/watch?v=Rd036czwmdo (ver o bandurista no YouTube)

Sem comentários: