terça-feira, dezembro 08, 2009

Ucrânia acredita novos embaixadores

O novo embaixador dos EUA e da Turquia na Ucrânia, John_F._Tefft e Ahmet Bülent Meriç, respectivamente, entregaram as suas cartas de acreditação ao Presidente ucraniano, Victor Yushchenko.

Tenho o privilégio extraordinário representar o presidente Obama e o povo americano na Ucrânia,” – disse John Tefft. O novo embaixador americano também afirmou o desejo do seu país em desenvolver uma forte parceria entre os EUA e a Ucrânia.

O embaixador turco disse que a Ucrânia é um país que faz a parte da lista dos parceiros prioritários da Turquia em termos de relações bilaterais e euro – atlânticas.

Em 2005 – 2009 John Tefft desempenhava as funções do embaixador americano na Geórgia, antes disso já representou o seu país na Lituânia, Rússia, Hungria e Israel. O embaixador turco trabalhou recentemente em Singapura.

O embaixador americano, pronunciou o seu discurso inteiramente em ucraniano, embora brincou, dizendo que para isso usou “todas as palavras ucranianas que conhecia”. Em termos comparativos, o último embaixador russo na Ucrânia, apesar de gostar sublinhar que a sua esposa é ucraniana, em 8 anos de serviço em Kyiv nunca pronunciou uma única palavra em público em ucraniano.

E estas pessoas ainda têm a lata de falar sobre “os povos irmãos”…

Fonte:
http://www.president.gov.ua/en/news/16015.html
http://tsn.ua/ukrayina/yushchenko-pohvaliv-posla-ssha-za-garnu-ukrayinsku-vimovu.html#video (vídeo)

Sem comentários: