quinta-feira, maio 07, 2009

Ucranianos – entre Leste e Ocidente

Inserido nas comemorações dos “Dias da Europa”, o fotografo franco – ucraniano, Cyril Horiszny, apresenta ao público o seu novo projecto: “Os Ucranianos: entre Leste e Ocidente”, que explora através de uma galeria dos retratos, uma sociedade ainda desconhecida e por cima frequentemente caricaturada na opinião pública.

Não pretendendo obter a autenticidade etnográfica, o projecto apresenta uma visão subjectiva dos ucranianos, surpreendendo os nas suas diferentes tarefas sócio-culturais e sócio – profissionais. Algumas destas atmosferas são às vezes muito pessoais e bem distantes umas das outras. Mas graças a elas, um indivíduo ganha a sua própria existência e transforma-se num carácter original.

As paralelas do aspecto social, político, geográfico, de sensibilização e filosófico, enfatizam quer as semelhanças, quer os contrastes. Este conjunto díspar e frequentemente imprevisível, pretende agitar as reflexões sobre a identidade das pessoas, mais de 17 anos após a sua independência. Olhando para além das relações improváveis entre os modelos seleccionados, todos eles são cidadãos de uma nação ainda em construção.

Entre os dias 8 a 24 de Maio de 2009
França, Senlis, Gilbert Dufoix Gallery. 8, place Henri IV
Tel: +33 (0) 3 44 60 03 48 / infos@galeriegilbertdufois.com

Sem comentários: