domingo, maio 17, 2009

Ucrânia no Eurovisão 2009

Mais um festival Eurovisão se foi, desta vez ganhou um rapaz da Noruega, da origem belarusa, que pelos vistos se posiciona como russo, pois falou em várias línguas, menos a sua língua supostamente nativa – o belaruso. Coisas da vida...

A ucraniana Svitlana Loboda, com a sua composição «Be My Valentine! (Anti – crisis Girl)» não era má de tudo, mas faltaram lha várias coisas, entre elas a originalidade, o sentido do bom gosto, entre outros. Ficou entre os primeiros 15 lugares (12ª posição), ganhando desta forma, o direito para que a Ucrânia esteja presente para o ano em Oslo.

Pode-se ver a canção ucraniana aqui.

Outra representante ucraniana no festival era a cantora Anastasia Prikhodko, que representava a Rússia, com a canção “Mamo” (mãe em ucraniano), escrita pela poetisa da Estónia e composta por compositor georgiano.

Apesar do que os espectadores russos (25% dos votos) e a maioria dos membros do júri profissional votarem em Anastasia, houve muita gente, que se escandalizou pela vitória da ucraniana. “Não ficaria mal disposto se ganhasse outro”, declarou Iossif Prigozhin, empresário e marido da cantora Valeria (a concorrente derrotada pela Anastasia): “É necessário realizar novas eleições e mandar à Eurovisão outra pessoa, porque a canção é interpretada em língua ucraniana, nada tem a ver com a Rússia”.
Mas as coisas aqueceram ainda mais, quando os russos descobriram que o irmão da Anastasiya, Nazar “Viter” Prikhodko é membro da organização paramilitar nacionalista ucraniana UNA – UNSO (combateu na guerra da Transnístria contra a Moldova e na guerra de 1993 na Abecásia apoiou a Geórgia).

Ver as canções da Anastasia no YouTube
Ver a canção “Mamo”

Sem comentários: