domingo, maio 03, 2009

Marcha da legalização em Kyiv

Todos os anos, no início do mês do Maio, tradicionalmente na Ucrânia se organizam as marchas pela legalização das drogas leves (principalmente a marijuana) e também, tradicionalmente, os partidos da direita tentam impedir estas marchas.

Neste ano, no dia 2 de Maio, os participantes da marcha pela legalização (Marcha da Liberdade) se reuniam na Praça da Europa. Os seus opositores, organizados pela cédula provincial do partido da direita – União Eleitoral – Svoboda, estavam reunidos do outro lado da mesma praça. Uns e outros eram separados pelo cordão policial. Mas os jornalistas e até outros presentes (que não tinham os símbolos visíveis da esquerda ou da direita) podiam circular livremente entre um e outro grupo de activistas.

O líder regional da União Eleitoral – Svoboda, Andriy Mohnik, dizia que, o seu partido já não é pela primeira vez está se manifestar contra a ideia de legalizar as drogas leves. Pois ao seu ver as drogas leves é o meio caminho andado para as drogas pesadas.

Os apoiantes da legalização este ano eram pouco numerosos, talvez por isso não conseguiram organizar a marcha propriamente dita, apenas cantaram, tocaram os tambores e arrearam as bandeiras, protegidos pela polícia de segurança pública. O porta – voz da marcha de legalização, Taras Ratushniy (+38 098 8366000), dizia que os seus oponentes não entendem o que realmente defendem os defensores da legalização. Nomeadamente, eles afirmam pretender a legalizar a porte das drogas leves (para o uso pessoal), mudando a política estatal da Ucrânia, da actual repressão contra os usuários, para a luta contra os narcotraficantes. Incluindo os traficantes nas fileiras do Ministério do Interior...

No fim da marcha, a polícia deteve três activistas das organizações da direita, que atiraram os ovos e uma peça artesanal do fumo contra os organizadores da Marcha da Liberdade. Para animar a festa, os da direita gritavam: “Quando vês um drogado, bate ele como a barata!” Os apoiantes da legalização, deixavam a marcha em grupos organizados, saindo do cerco policial um por um, escondendo a simbólica do legalize, para não ser perseguidos e eventualmente sovados pela direita.

Texto e fotos:
http://bilozerska.livejournal.com/137968.html

N.B.
Pelos dados da Administração Judicial Estatal da Ucrânia, no ano 2006, no país foram condenados pelos crimes ligados à droga cerca de 32.000 pessoas. Destes, apenas 5.842 pessoas pela venda da droga (Artigo do Código Penal 307) e outros 20.845 pelo porte dos narcóticos sem a intenção da venda (Artigo 309).
http://ps.org.ua/community/news/9765.html

Sem comentários: