quarta-feira, maio 06, 2009

Brasil restaura o património ucraniano

Na última terça – feira, foi anunciado oficialmente que a Igreja São Miguel Arcanjo, marco da arquitectura ucraniana, situada na cidade de Mallet, na região Sul do estado de Paraná (Brasil), passará por obras de restauração. Construída há 120 anos por imigrantes ucranianos, a igreja e é uma obra exemplar da arquitectura deste povo. O valor estimado para a restauração será de R$ 1,1 milhão (cerca de 520.000 USD).

por: Pollianna Milan, Jornal Gazeta do Povo, Sábado, 02/05/2009

Entre as alterações previstas, está o reprojecto do telhado: só a cúpula continua com as telhas originais. Há ainda a preocupação de reconstruir a organização espacial da igreja, porque a sacristia foi feita posteriormente e tirou o formato original da arquitectura – vista de cima ela deveria ser uma cruz.

A igreja, construída a partir de 1889 e inaugurada em 1903, está na Serra do Tigre. A base de sustentação do imóvel são troncos encaixados e recobertos de madeira. As paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos. Apresenta ainda, no interior, pinturas com imagens de São Nicolau, Nossa Senhora e São José. Além de ser uma obra feita com madeira de araucária, tipicamente paranaense, a cultura é preservada na igreja por meio da religiosidade e da vida social que a rodeia, com suas tradições, ensino da língua e actividades de folclore. “A ideia é manter a igreja aberta mesmo durante a restauração. A comunidade é muito articulada, alguns membros participam desta acção. Sem falar do amor que as pessoas têm pela igreja. É impressionante”, afirma o superintendente estadual do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), José La Pastina Filho.

O trabalho de restauro será coordenado pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do IPHAN e patrocínio da Caixa Económica Federal.

Fonte:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=882578&ch=

Foto: Henry Milleo / Arquivo
Notícia enviada pelo Guto Pasko

Sem comentários: