terça-feira, maio 05, 2009

Rússia financia o golpe do estado na Geórgia

Após fazer o maior escândalo diplomático com a NATO, por causa das manobras multinacionais na Geórgia, a Rússia passou todos os limites aceitáveis, financiando e promovendo o golpe do Estado naquele país do Cáucaso.


A independência georgiana deveria ficar liquidada no dia 5 de Maio de 2009 (como o plano mínimo, o golpe pretendia inviabilizar os exercícios da NATO denominados “Cooperative Longbow 09/Cooperative Lancer”). Os golpistas e os seus financiadores russos apenas não contaram com a acção enérgica do Presidente Mikheil Saakashvili, que apoiado pelo exército contra-atacou primeiro, prendendo a maioria dos golpistas. A base militar de Mukhrovani, que os golpistas pretendiam usar como a plataforma de ataque, foi ocupada pelas tropas do Ministério do Interior e totalmente controlada, ao ponto de ser visitada pelo próprio Presidente Saakashvili.

O blogueiro georgiano gelavasadze traduziu em russo, as conversas dos golpistas. Neste trecho um dos organizadores do golpe, Gia Gvaladze, ex – chefe da unidade especial “Delta”, da época do Shevarnadze, explica aos seus simpatizantes, as pretensões dos golpistas (conversa filmada pela câmara oculta do Ministério do Interior da Geórgia).

O plano do golpe era simples: com ajuda dos militares russos (“Depois entram os russos, duas brigadas, cerca de 5.000 homens”), os golpistas planeavam tomar o poder pela força das armas. O perfeito de Tbilisi, Gigi Ugulava, o Ministro do Interior Vano Marabishvili e outros, cujos nomes são pronunciados no vídeo, deveriam ser eliminados fisicamente (“Ugulava e Merabishvili já são cadáveres, ninguém já os consegue salvar...”). Depois pretendia-se atacar e ocupar a Chancelaria do Presidente, Parlamento, Procuradoria Geral, Ministério do Interior, televisão (“Vamos atacar a Rustavi-2, lá estarão 30 – 35 pessoas, nós os “fazemos”). Gvaladze informa que os golpistas não terão os problemas com as armas ou munições (“eu pedi 7 – 8 carregadores por pessoa, não é preciso ter mais, perdes a mobilidade...”).

Depois os vencedores deveriam receber certas regalias e postos importantes (“se ficarmos vivos, seremos empossados nos postos...”). A Geórgia deveria se transformar numa "Belarus, junto a Rússia".

Fala Gvaladze: Os russos entram no dia 5 de Maio, ao meio dia. Depois são organizadas as eleições e ganha quem precisa. Eu, o mais provável, estarei no parlamento, no lugar daquele Givi... (risos)

Os líderes principais do golpe, os generais Koba Kobaladze, Karkarashvili, Pirtshalaishvili, Tevsadze, Uchadze, Gia Tskrialashvili (fundador dos grupos paramilitares “São Jorge Branco” e Mkhedrioni), Djemal Gahokidze esperavam receber da Rússia o montante de 50.000 USD por pessoa. Comandar os golpistas no terreno deveria o coronel Koba Otanadze (o mandato da sua captura já foi emitido pela a Procuradoria da Geórgia).

Ver o vídeo no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=Bw7UosMxZwY

Via:
http://vaxo.livejournal.com/324367.html

Sem comentários: