segunda-feira, maio 04, 2009

Curso da língua e cultura ucraniana no Brasil

No dia 30 de Abril de 2009 na Universidade Católica de Brasília (Brasil), foi oficialmente lançado o Curso da língua e cultura ucraniana destinado aos alunos desta escola e todos os interessados da capital brasileira. 50 horas do Curso vão proporcionar as bases de conhecimento sobre a língua, cultura, tradições, costumes, música e canções do povo ucraniano. O Curso é ministrado pelos diplomatas da Embaixada da Ucrânia.

No discurso de abertura, o Embaixador Volodymyr Lákomov salientou a importância de tais medidas para o intercâmbio humanitário, um melhor conhecimento do património cultural e histórico na formação de parcerias entre as duas nações. Ele destacou especialmente a oportunidade para os estudantes brasileiros estudarem a língua ucraniana no contexto da cooperação entre os dois países no espaço cósmico, realizada através da empresa binacional “Alcantara Cyclone Space”, cuja próxima meta — lançar o satélite brasileiro através do foguete ucraniano “Cyclone-4”.

Volodymyr Lákomov também entregou à Universidade Católica uma colectânea de obras e traduções da escritora ucraniano – brasileira, Vira Wovk (Selanski), o Prémio Nacional da Ucrânia de Literatura Taras Shevchenko e um conjunto de materiais didácticos sobre o mencionado projecto espacial.
Fonte:

Sem comentários: