quarta-feira, maio 27, 2009

Fumo, álcool e desleixo rodeiam Alexandra na Rússia

A imprensa russa descreve o novo ambiente em que se encontra a menina Alexandra, a viver com a mãe biológica desde que foi retirada ao casal português que a acolheu nos últimos quatro anos.

O diário russo Komsomolskaia Pravda escreve esta quarta-feira que a vitória da mãe de Alexandra sobre a justiça portuguesa está longe de ser tão brilhante como ela desejaria. “A mãe de Alexandra apresenta o regresso da filha à Rússia como sua vitória pessoal na luta contra a Justiça portuguesa. Mas essa vitória mostrou não ser tão brilhante como desejaria Natália Zarubina”, escreve a edição do tablóide.

“Casa velha, pontas de cigarro numa lata de conservas, fumo de tabaco dentro de casa e parentes bêbados ou de ressaca, rodeiam agora a 'nova' infância de Alexandra”, descreve o jornal.

“A mamã fica artisticamente sensibilizada com um raminho de flores que a filha lhe oferece, não se esquecendo, ao mesmo tempo, de, em frente das câmaras de televisão, dar umas palmadas à menina pela educação portuguesa”, ironizam as jornalistas que assinam o artigo.

“A criança não compreende russo. Segundo o seu avô, Serguei Nikolaevitch, eles aprenderão mais depressa português do que a menina aprenderá a grande e poderosa (adjectivos que os russos empregam para sublinhar a importância da sua língua nacional). Em Setembro, ela deve ir para o infantário, mas desconhece-se como irá contactar com outras crianças. Agora, ela brinca apenas com o seu primo”, continuam.

As jornalistas chamam também atenção para o facto de Alexandra não ter quarto próprio e viver no mesmo quarto com a mãe e a avó. O Komsomolskaia Pravda adianta que este processo está a ter forte repercussão na opinião pública russa.
Fonte:
e na revista Visão:
Manifestações pela Alexandra:

28 de Maio
– em Lisboa, pelas 18h00 frente à Embaixada da Rússia
31 de Maio – em Braga, pelas 14h30 na Avenida Central
Assinar a petição portuguesa pela Alexandra:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N65b

1 comentário:

António disse...

A língua portuguesa é a minha Pátria.

Alexandra nasceu em Portugal e só fala português.

Envia-la para a Russia foi um acto de xenofobia.