sexta-feira, setembro 26, 2008

Taras Shevchenko nas notas bancárias

Taras Shevchenko, o maior poeta ucraniano de todos os tempos, não aparece homenageado apenas nas notas bancárias da Ucrânia. Afinal, existe mais uma entidade que paga o seu tributo ao génio ucraniano que nasceu servo e morreu como Académico da Academia de Belas Artes de São Petersburgo.

A entidade que homenageia o Taras Shevchenko é a Transnístria, o território da Moldova, que auto proclamou a sua independência em 1991 sob o nome de República Moldova de Pridnestróvie (PMR) ou simplesmente Pridnestróvie.
Dados técnicos:

Nota bancária de 50 rublos de PMR (1 Euro = 12.3595 rublos da PMR);
Emissão: 2000
A cor dominante: verde – escuro, no centro há uma gama cor-de-rosa e verde.
Face: Gravura com a imagem do retracto de Taras Shevchenko
Reverso: Gravura com a imagem do edifício do Parlamento e do Governo da PMR.
Tamanho: 129 x 60 mm
A Transnístria

A Transnístria (também conhecida como Transdniestre, Transdniester ou Transdniéstria, etim. «além do rio Dnistro») é uma região entre a Moldova e a Ucrânia, que pertence oficialmente à Moldova, conseguindo manter a sua soberania inicial com a ajuda do 14° Exército Soviético, comandado na altura pelo general Alexander Lebed. O Conselho da Europa considera a questão da Transnístria um conflito congelado.

A capital da região é Tiraspol, em 2005 cerca de 29% da população da Transnístria era ucraniana, a língua ucraniana é uma das três línguas oficiais do território.

Fonte:
http://ledilid.livejournal.com/267237.html


Taras Shevchenko nas notas da hryvnia ucraniana:

A hryvnia (também pode se encontrar a denominação hryvnya; em ucraniano: гривня; é a moeda nacional da Ucrânia desde 2 de Setembro de 1996. O código ISO 4217 para a hryvnia é UAH e 980. Nas imagens Taras Shevchenko jovem e maduro nas notas de 100 hryvnia de emissões diferentes.

Sem comentários: