terça-feira, setembro 02, 2008

Geórgia contra a ocupação

No dia 1 de Setembro, mais de 100.000 pessoas reuniram-se na manifestação de solidariedade nacional no centro de Tbilisi.

Foi organizada a “corrente viva”, que teve vários quilómetros de cumprimento. As manifestações semelhantes ocorreram nas cidades Poti e Gori. Alguns centenas de manifestantes saíram de Gori e marcharam até o ponto de controlo russo, montado ilegalmente na aldeia de Karaleti situada na “zona de segurança”. Por sua vez a tal “zona de segurança” foi arbitrariamente estabelecida pelo exército russo, após a saída da Geórgia da maior parte do seu contingente militar.

Invasão da Geórgia documentada em vídeo:
http://tw.youtube.com/user/sosgeorgie

Em Kyiv, na Ucrânia, também foi organizada uma manifestação semelhante, na qual participaram além dos ucranianos, o Embaixador da Geórgia, o padre da igreja ortodoxa georgiana e os representantes da diáspora georgiana no país.

As pessoas pediam uns aos outros o lume, para acender as velas, que de vez em quanto eram apagados pelo vento e assistiam as crianças dançarem a lezginka (uma dança com o tamanho musical 6/8), muito popular em todo o Cáucaso.

Fotos:
http://shupaka.livejournal.com/
Manifestação em Kyiv:

Sem comentários: