sexta-feira, setembro 26, 2008

"Vela inapagável" na Grécia

A Sociedade da Diáspora Ucraniana na Grécia e a Sociedade “Ukrayinsko – Hrecka Dumka”, organizaram na cidade de Atenas, as comemorações do aniversário do genocídio ucraniano – Holodomor de 1932 – 33.

Desta maneira, a Grécia colaborou na iniciativa do Congresso Mundial Ucraniano (SKU), apoiada pelo Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko, que iniciou-se na Austrália e ainda passará pela Roménia, Moldova, Kasaquistão, Rússia, Arménia, Geórgia e terminará na capital ucraniana – cidade de Kyiv.

Em Atenas a cerimónia de passagem da tocha comemorativa teve o lugar no domingo, dia 21 de Setembro, junto à embaixada da Ucrânia. A tocha foi entregue pelo embaixador da Ucrânia na Hungria, Dmytro Tkach ao seu homólogo na Grécia, Valeriy Tsybuh, que por sua vez a entregou ao presidente da Sociedade “Ukrayinsko – Hrecka Dumka”, Sra. Halyna Maslyuk. Neste mesmo dia foi celebrada uma missa na Catedral ortodoxa de Atenas, abençoada pelo Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Jerónimos. Mais tarde, a mesma missa foi celebrada na igreja grego – católica de Sta. Trindade, onde o líder espiritual da igreja na Grécia, o exarco Dimitrios reconheceu o Holodomor como o genocídio.

As cerimónias de comemorações do Holodomor continuaram no dia 22 de Setembro, com a Conferência na “Casa do Livro”, com as participações do historiador e especialista em questões do Holodomor Dr. Nikos Ligeros (Grécia), a chefe do comité “Ucrânia – 33”, Ara. Henia Kuzen (França), o investigador Mykola Syadrystiy (Ucrânia), entre outros. Paralelamente, foi aberta ao público uma exposição documental e fotográfica chamada: “Holodomor de 1932–1933 – a cronologia do crime premeditado contra a Ucrânia”.

Desta maneira a comunidade ucraniana na Grécia está a informar a sociedade grega e europeia sobre os crimes do regime estalinista contra a Ucrânia e à favor do reconhecimento do Holodomor como a genocídio contra a Nação ucraniana.

Fonte & Foto:
Serviço de Imprensa da Sociedade “Ukrayinsko – Hrecka Dumka

Sem comentários: